quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

PORQUE???




Fique a saber lendo aqui que um encontro "cara-a-cara" entre Mugabe e Tsvangirai para se encontrar soluções para a crise no Zimbabwe, foi "impedido" pelos Governos de Angola e Moçambique. Iniciativa do presidente Sul africano Thabo Mbeki, o encontro estava previsto para sexta feira em Addis Abeba, Etiópia, aproveitando a cimeira da União Africana. A notícia dá conta que os restantes chefes de estados da SADC haviam aprovado a iniciativa de Mbeki, mas José Eduardo dos Santos e Armando Emílio Gebuza vetaram.

Queria mesmo era saber porque Moçambique(Guebuza) e Angola(dos Santos) tomaram essa posição? Quem se beneficia com isso? E quem se prejudica? Oque essa posição significa relativamente aos esforços "reais" para resolver "Zimbabwe". Oque é que o Ocidente( muitas vezes o culpado) tem a ver com isso? Podia encher essa página de perguntas mas a mais importante continua sento PORQUÊ????

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa pergunta Nelson. Estava eu pensando em fazer o mesmo qd li isto no Allafrica. Não é então tempo de analisarmos Guebuza se não é parte do problema zimbabweano. Guebuza é inimigo de Paz e reconciliacão no Zimbabwe e será daqui em casa?

Reflectindo

Nelson disse...

Chega a ser revoltante o silêncio que gira em torno desse assunto. As fontes da notícia não deixam uma mínima indicação das razões por trás do posicionamento desses dois presidentes. Quanto à hipótese de Gebuza ser ou não parte do problema Zimbabweano, a desconfiança já fazia parte de muitos a partir do silêncio que se cria em relação à crise Zimbabweana.

micas disse...

Isto parece até o jogo das escondidas! Faz de conta que sou pela justiça, faz de conta que sou pela paz, faz de conta que...

Que ineteresses económicos terão os ditos Senhores na continuação desta crise no Zimbabwe?Aguardemos! Breve, breve se saberá!

Mas atenção que a paciência tem limites!

umBhalane disse...

Nelson

Pergunta PORQUÊ?

Essa pergunta estou cansado de fazer num dos blogues em que participo, e passe a publicidade - Moçambique para Todos.

Estes 3 Srs. pertencem todos à mesma família bandopolítica, associação de banditismo - que é uma actividade que consegue as coisas via assalto - vulgo ladrões - com política.

Política que deveria ser uma arte nobre.

Mas que no caso vertente é apenas um meio.

Esse é o posicionamento destes 3 Srs.

Porquê que sabotam os esforços, a iniciativa do Sr. Presidente Sul Africano, Thabo Mbeki.

É simples.

Se a iniciativa fosse um êxito, o Zimbabwe, à semelhança da RSA, iria constituir um "mau exemplo" para estes 2 países.

Os regimes instalados são alérgicos às liberdades, direitos e garantias dos seus respectivos Povos.

São contra a Democracia.
Não querem a Democracia.

Querem continuar no poder.

Por isso, não podem permitir-se aos "maus exemplos".

Nelson disse...

Caros, obrigado pelos vossos comentários que apesar de não responderem(os comentários) ao meu grito: PORQUE, aliás embora possamos todos pensar, quem tem a resposta são eles.
O Reflectindo acha que é "tempo de analisarmos Guebuza se não é parte do problema zimbabweano". Para mim está pelo menos quase provado, que Gebuza não é solução de onde se pode deduzir que é parte do problema. O silêncio cúmplice que vem protagonizando e agora essa atitude aberta de desencorajar diálogo mostra claramente "de que lado do muro" ele está.
É sede pelo poder. Pensem em Mugabe se recandidatando para às próximas eleições presidenciais. Não haverá dentro da ZANU PF outra alternativa?
Minha aversão ao que vejo, se torna aguda quando oiço esses mesmos "fulanos" a discursarem. Dizem por exemplo que "estamos a trabalhar no caso do Zimbabwe". Faxavor!!!!!!!