terça-feira, 29 de janeiro de 2008

De que lado está a mentira (verdade)?

O ministro da Saúde Paulo Ivo Garido, veio ontem dizer que a história dos 7 centros de saúde que se encontram encerrados em Napula por falta de equipamento "está mal contada". A "história" foi veiculada pelo jornal Notícias citando Paulo Rapaz do Departamento de Planificação na Direcção Provincial da Saúde em Nampula. Para sustentar a sua posição, Garido questionou os nomes dos referidos centros e os distritos em que se encontravam. Quanto aos distritos, observei que o ministro não deve ter lido a "história" na sua versão original(Jornal Notícias) pois lá se fala dos distritos de Memba, Ribáuè, Malema, Moma, Ilha de Moçambique, Laláua, Eráti, Muecate, Meconta, Nacaroa, Nacala-a-Velha e a própria cidade de Nampula.
Ivo Garido afirmou ter falado ou telefone com o funcionário da DPS de Nampula(fonte do Notícia) que lhe garantiu não ter falado nada à imprensa. Prometeu ainda que ia à Nampula hoje, averiguar pessoalmente o assunto.
Diante disso tudo, urge perguntar:

-De que lado está a verdade ou melhor a mentira?
-Quem contou mal a história dos 7 centros?
-O funcionário da DPS, o Notícias, o Ministro ou a fonte do Ministro(pode ser outra)?
-E porque a história foi mal contada?

Cá por mim a história pode sim ter sido bem contada. Podem sim haver centros de saúde encerrados. E em plenas "visitas relampagos", constatando oque vem costantando, o ministro não devia duvidar que houvessem nesse vasto país centros encerrados.
Cá por mim qualquer um dos quatro(o funcionário da DPS, o Notícias, o Ministro ou a fonte do Ministro) podiam por diversas razões ter "contado mal" a história. Esperemos agora que dada a importância do assunto, o ministro compartilhe connosco os seus resultados "sherlockholmianos".
Vamos esperar então?


Sem comentários: