sábado, 19 de janeiro de 2008

Os Linchadores do Futuro...


Mais um caso de linchamento na cidade onde moro! Um cidadão de identidade desconhecida foi linchado na madrugada de ontem no bairro de Macuti, cidade da Beira. Queria poder me "habituar" a essas notícias, deixar de me supreender quando mais um caso se ouve, sei porém que nunca vou me habituar à horrores como esses. Li sobre o assunto no Diário de Moçambique e Diário de Um Sociologo. As declarações de José António prestadas à reportagem do DM me chamaram atenção. Ele questiona " Onde é que está a moral? Será que a nossa Polícia não está em condições de travar isto? Veja que são crianças de tenra idade que estão ali a contemplar um morto?"
A inquietação do senhor José se centra no facto de crianças de "tenra idade" cuja responsabilidade primária,sublinho primária,
recai(acho eu) sobre pais e não sobre a polícia, estarem a contemplar um morto e a policia não "travar isso". Questiona "onde está a moral" Questiona se "a policia não está em condições de travar isso". "Isso" linchamento ou crinças contemplando? Embora com uma dose de ironia, me questiono onde está o problema em "crianças de tenra idade" testemunharem e aplaudir o resultado do "feito heróico" de seus pais? Tendo os pais consumado mais um "acto de justiça", natural seria mostrar o "troféu" para a família(mulheres e crianças de "tenra idade)".
Onde está a moral? Perguntamos todos os dias mas muitas vezes os culpados pela falta de moral são mal apontados. No presente caso parece que se joga a culpa toda para a policia que "permite" que crianças de " tenra idade" contemplem um morto. Em que parte da história entram os pais dessas crianças? Se em nome da "justiça" acho "normal" matar a pedrada ou atear fogo num ser humano, que inconveniente acharia em meu filho depois contemplar esse ser humano já morto? Como eu justificaria ao meu filho uma selvajaria como essa? De volta a casa com o vitorioso ar de herói por ter eliminado mais um malfeitor, que mensagem estaria eu a passar para os meus filhos? Uma vez crescido que dificuldade teriam em seguir o meu exemplo? Estamos, sem querer ou sem perceber, a produzir a futura geração de linchadores. Temos que lembrar também que os linchados(supostos ladrões) são igualmente produto da nossa sociedade. Produzimos então o “problema(ladrões)” e a “solução(linchadores”.

Sem comentários: