quinta-feira, 29 de maio de 2008

XENOFOBIA É OBRA DE JACOB ZUMA: minha teoria de conspiração


A teorias de conspiração são de "fácil digestão" porque não passam disso, teorias. Eu gosto de teorias de conspiração por causa da astucia que as envolve. Tenho estado, como muitos, a pensar no caso da violência xenófoba na África do Sul e negando as "teorias 4x4" como alguém chamou a abordagem simplista ao caso que vê na pobreza dos negros sul africanos como única razão para a brutalidade com que tratam os estrangeiros. Tenho estado a pensar e foi nesse doloroso pensar que que dei asas ao pensamento e acabei com a teoria que põe Jacob Zuma como o "dono" da Xenofobia.
Segundo a minha teoria, oque se vive na vizinha Africa do Sul é obra de Jacob Zuma e toda ala zulo do ANC e visa desacreditar o governo de Thabo Mbeki(txoza). Cheguei a pensar que para alem de querer precipitar a saída de Mbeki do poder e sua consequente substituição, Zuma poderá ate estar a "servir o prato frio da vingança" pela marginalização de que foi vitima por parte de Mbeki que na altura queria se livrar do potencial adversário que Zuma era. me perguntei no entanto, quase deitando por terra a minha teoria, porque Zuma faria uma coisa dessa depois de ter garantido sua sucessão a Mbeki agora que preside o ANC. Lembrei-me então que os políticos pelo menos os africanos, são incoerente. Vai alguém tentar entender a cabeça de Mugabe por exemplo?
Para mim, Thabo Mbeki chegou ao poder mais pela recomendação de Mandela do que por si próprio, pelo apoio das massas. Por se ter interessado pouco pelas massas nem que fosse de forma disfarçada como vejo entre os nossos, Mbeki revelou-se um péssimo politico. e uma vez "na rua" me parece que Zuma levou vantagens enormes. Vestiu-se de vitima e foi conquistando o coração das massas que votaram esmagadoramente nele para a presidência do ANC e certamente votarão nele para presidência da África do Sul.
Seja como for essa é minha teoria. Teoria e nada mais do que isso.

10 comentários:

umBhalane disse...

Caro Nelson

Dizes logo no princípio que que é a tua teoria, e finalizas do mesmo modo.

Foste perfeitamente claro, e tens todo o direito do mundo à opinião, como muitos os outros.

Mas estou apenas a comentar, porque te conhecendo apenas há pouco tempo, e da blogosfera, fiquei assustado há dias com um artigo teu - aí parei, travei a fundo, pensando comigo - este não é o Nelson que "conheço".

Fiz um esforço tremendo para não comentar.

Aturou-me o Custódio Duma.

Valeu!

Fico muito satisfeito com a tua teoria de hoje, embora apenas e só isso - uma mera hipóteses de trabalho, análise, como quaisquer outras.

Mas bem melhor do que aquela outra que mais temi, em conjectura, claro.

Nelson, estou ainda muito baralhado com o que se passa na RSA.
Não tenho ainda opinião bem formada, e não é por falta de interesse.

Tenho 1 irmão em Durban, e estou preocupado.

Um grande abraço.

Nelson disse...

Ola Umbhalane. Agora assustado fiquei eu. Nao consigo ver(me lembrar) que artigo meu pode ter te causado o susto de que falas a ponto de não o identificares com o Nelson que conheces, a ponto de teres te esforçado em não comentar. Voltei rapidamente a olhar para o que escrevi ultimamente e este 'e o primeiro que "escrevo" sobre Xenofobia na África. Os outros sobre tema foram transcrições, traduções, links e por ai em diante. Fiquei suspeitando que que fosse o " OS SUL AFRICANOS ESTÃO NO DIREITO DE EXPULSAR OS ESTRANGEIROS" mas não acredito que não tenhas entendido que o titulo nasceu do Artigo de JARRED CHINMAM cujo link deixei disponível. Sendo assim gostaria que me ajudasses a lembrar. Qual dos meus artigos o assustou?
E 'e bom que fique claro que não 'e simplesmente pelo facto de te-lo assustado que me preocupo como se por "medo" de assustar pessoas. O homem as vezes pensa, escrever ou faz coisas que assustam e eu de tão humano que sou, não fugiria a regra.

Anónimo disse...

Alo Nelson

li a tua teoria da conspiracao e deixe-me dizer que e' interessante.

penso que, como disseste, trata-se de uma teoria, uma forma de ler um fenomeno contudo acredito que mesmo sendo uma teoria poderias deixar-nos alguns elementos que te levaram a conclusao a que cehgaste. pessoas como eu nao teem tido oportunidade de acompanhar de perto o que se vive na arena politica sul africana para poder fazer um juizo tao ousado quanto o teu. sugiro que apresentes dados que te levaram a tua teoria da conspiracao.

relativamente ao conteudo da tua teoria, penso que e' um pouco contraditorio se observarmos que Zuma e' o actual presidente do ANC, o mesmo ANC que protestou pelos actos xenofobos. Se Zuma estivesse por detras da onda de violencia xeofoba nao seria mais logico que trabalhasse (por debaixo do pano claro) para que a situacao piorasse provando assim que Mbeki nao esta em condicoes de continuar no poder?

P.S: Desculpem a falta de acentuacao

Abracos

Anónimo disse...

Ola Haid Mondlane. Obrigado por ter visitado o "Meu Mundo" e ter deixado o comentario. Quanto a acentuação relaxa! Entendo como os teclados nos tramam.

Olha Haid, me baseio em especulações proprias dum "conspirador", se eu pudesse apresentar "elementos que me levaram a conclusão a que cheguei(acredite que eu queria) talvez tudo isso deixasse de ser teoria de conspiração.

"relativamente ao conteúdo da tua teoria, penso que é um pouco contraditório se observarmos que Zuma é o actual presidente do ANC, o mesmo ANC que protestou pelos actos xenófobos."

Se Zuma esta por detrás disso( como adimito ser uma possibilidade) é claro que não daria a cara e melhor forma de se "esconder" seria logicamente, em nome do ANC, ser uns dos primeiro a "condenar" os actos.

"Lembrei-me então que os políticos pelo menos os africanos, são incoerente"
Ao falar de incoerência aqui podia ter falado da "desonestidade criminal" dos políticos/lideres Africanos. Penso no Mugabe que esta sacrificando os Zimbabweanos sob pretexto de mostrar o ocidente que África não se curvara a ele(ocidente/Reino Unido) quando na verdade quer é manter-se no poder e a todo custo. Usam todos os meios que tiverem disponíveis para alcançar os seus intentos
Notei entretanto que Zuma não esta assim tão seguro em relação a possibilidade de se tornar Presidente das África do Sul. Pesa sobre ele um processo ainda por julgar e que vem sendo sucessivamente adiado. Imagino se essas adiamentos não são propositados simplesmente para virem a julga-lo na véspera das eleições. Presidente arguído não se pode ter não é mesmo? Ou a semelhança de Moçambique que teve PGR arguído talvez se eleja na RSA um presidente réu.

Uma das formulas que usei para a conclusão foi negar o "discurso oficial", negar o "óbvio", e a partir dai "procurar dolorosamente" outras saídas/respostas.

umBhalane disse...

"O facto do autor ser um sul africano branco tem a sua importância no entendimento que se deve ter dessa historia de violência."

Olá, Nelson

Tinha que voltar e explicar o meu comentário anterior.

Foi essa frase, acima transcrita, que me levou a escrever:
"Mas estou apenas a comentar, porque te conhecendo apenas há pouco tempo, e da blogosfera, fiquei assustado há dias com um artigo teu - aí parei, travei a fundo, pensando comigo - este não é o Nelson que "conheço".

Fiz um esforço tremendo para não comentar."

De facto, para mim, é perfeitamente irrelevante a cor do articulista.

O importante são as ideias que se expressam - se têm ou não cabimento.

Um grande abraço.

Reflectindo disse...

Caro Nelson! de facto duvidar sobre os políticos africanos pode ser a melhor coisa, porém duvido que a situacão de xenofobia na Africa do Sul tenha sido criada pelo Zuma, mas que ele se pode aproveitar dela é mais provável. Lembremo-nos que na África do Sul não há oposicão forte e a melhor oposicão pode vir da cisão do ANC.

Caro Umbhalane, acho que seria uma boa contribuicão se falasse desse artigo que lhe assustou.

Abraco

Nelson disse...

Caro Umbha... minhas suspeitas se confirmaram, era justo esse post que suspeitei ser o tal "assustador".

Quanto a questão devo dizer que a cor do articulista não devia realmente contar mas infelizmente nesse caso de violência temos que não "fechar os olhos" para a questão da cor dos intervenientes. Nao vi(pelo menos nas imagens que tive acesso) sul africanos brancos envolvidos na "selvajaria" contra estrangeiros. Ha-de ser que não sejam os seus empregos que estão sendo ameaçados pelos estrangeiros? Nao vi estrangeiros brancos, há-de que todos são legais? Detesto olhar as coisa com "óculos" das cores raciais mas as vezes me deixam quase sem alternativa.
Jared tem bons argumentos quem pode negar isso?

Jonathan McCharty disse...

Hehe, Nelson! Esta tua teoria e' mesmo do caracas, hehe!
Podias ao menos levantar um cenario ou uma metodologia de implementacao deste plano pelo Zuma?

Abraco

Nelson disse...

Ah Jonathan... Estas querendo me tornar mais "conspirador" do que já fui? Mais especulador do que já fui? Que metodologia que nada!!!!
Teoria de conspiração pura essa minha!!!! teoria do caracas mesmo hehehehe

Jonathan McCharty disse...

Sabes como e', Nelson! Ao "conspirares" e' preciso pensar nessas coisas para que a arvore nao se assemelhe a um caule solto, mas que tenha tb raiz e ramos "conspiratorios"!
Ai a teoria fica mais robusta e tens possibilidade de "arrastar" contigo, uma legiao de "crentes"!