quinta-feira, 8 de maio de 2008

REEDIÇÃO DO CONFLITO SENA-NDAU NO CHIVEVE


Parece estar de volta o conflito das etnias Sena-Ndau aqui no Chiveve. Tudo começa com a "candidatura" do deputado Manuel Pereira ao cargo de presidente do Conselho Municipal da Beira. Pereira disse que contava com o apoio das bases. Muitos menbros na Beira o tinham encorajado a se candidatar. Outros dizem que é tudo individual, ele não tem o aval do partido. Uns dizem que Pereira(Sena) é apoiado pelos “renamos senas” que se sentem “prejudicados” pela forma como Deviz Simango(Ndau) “tribalizou” o conselho munincipal. Uns dizem que Simango conta com o apoio incondicional de Dhlakama(Ndau).

Eu digo simplesmente que o conflito étnico pode estar de volta.

Seja lá qual for a verdade, parece que o vulcão que por algum tempo esteve adormecido estará agora em actividade. Se como penso, essa coisa de etnias conta mesmo e muito, os “renamos senas” poderiam chegar ao ponto de votar num “adversário” sena em detrimento de Simango ndau com que parecem desgostados. E as realizações de Deviz talvez nem contem tanto nessa hora.

Eu vou esperar para ver. Esperar como fizeram os zimbabweanos que por um mês andaram ansiosos pelos resultados das eleições presidenciais.

Sem comentários: