sexta-feira, 9 de maio de 2008

DO PAÍS ONDE MORO:carta para Mariazinha VIII


Olá Mariazinha!
Essa semana foi light para mim. Passei o final de semana em Inhaminga na companhia do ar puro. Me empanturrei de nhemba, carne e mel de verdade. Voltei às pressas na segunda para enfrentar o buliço da cidade. Eu acho muito bom poder alternar a vida estressada e estressante da cidade com uns instante na calma do campo. Com Inhaminga é assim. Percorres uns duzentos e tantos quilómetros em terra batida numa estrada que te faz um "mexe mexe" nos ossos enferrujados pelo "sedentarismo" que essa vida da net nos habitua. Chegas à vila suficientemente cansado para precisares de repouso. Eu fujo essa regra. Tenho sempre que guardar algumas energias porque vou à Inhaminga e tenho muita gente para ver. Volto, ainda não estou na Beira e já tenho saudades de Inhaminga que acabo de deixar.
Olha Mariazinha, quero que saibas que a Mariazinha da Lusolândia está de malas aviadas prá cá, ela me escreveu e isso, e antes que penses que foi por ela ter estado a ler as nossas cartas que se interessou em cá vir, deixo bem claro que essa viagem existia bem antes de nós existirmos. E por falar de lusolândia anda cá uma história dando conta que a senhora doutora mana Luísa Diogo que chefia o governo do nosso país não é Moçambicana nos papéis mas sim portuguesa. De nascença não lhe podemos negar a nacionalidade pois bastaria voltarmos para os longínquos anos de 1958, "esgravatarmos" todo o distrito de Mágoe lá em Tete, para lhe acharmos o cordão umbilical que obedecendo à risca as tradições dos Nyungués, deve com certeza estar enterrado algures. A rapaziada do Zambeze Mariazinha, aqueles que estiveram revirando a vida do PGR Augusto Paulino estão agora em cima da mana Lulu. Já na última edição trouxeram o filho(Nelson) que também é português e disputa um imóvel num caso sobre o qual já muito se falou. É bom que saibas Mariazinha que à semelhança do Azagaia, esses rapazes do Zambeze já foram chamados pela PGR para prestar declarações. Gosto deles porque procuram sustentar muito bem oque dizem. Dessa vez por exemplo trazem provas incontestáveis. Esse "ciclone" todo não podia ter sido levantado numa altura melhor senão essa em que o caso de Albano Silva, marido da mana Lulu esta sendo julgado e parece que ele não está se dando lá tão bem. Bem são coisas cá da terra que precisas saber.
Bem cá no Chiveve onde estou, anda uma confusãozinha de nada dentro da Renamo. Deves estar lembradadas confusões senas-ndaus que se viveram cá nos tempos felizmentes já idos que nem interessa lembrar com exactidão. Parecem estarem a ser novamente levantados. A dias o deputado Manuel Pereira que por longos anos foi chefão da Renamo cá na Beira, decidiu contra tudo e todos, lançar sua candidatura à presidência do Munincípio da Beira que já é dirigido(muito bem diga-se de passagem) pela Renamo através de Deviz Simango. Uns acham que é tudo questão de etnias. Uns negam que seja. Outros acham que Pereira é um "pau mandado" uma espécie de Simba Makoni instrumento visando dividir a renamo para reinar. Pegas um chapa da Baixa ao Macuti/estoril e ouves se falando disso. Vais ao mercado de Maquinino e já se fala das próximas eleições, essas que já estão marcadas para Novembro.
Mariazinha mudando de assunto a Chigu, aquela minha amiga dos miólos frescos que faz doutoramento lá nos cangoroos, me escreveu da Australia. Está envolvida num projecto relacionado com a crise alimentar que o mundo vive. Será que já reparaste como essa coisa de crise alimentar esta a ganhar terreno? Será que não seria boa ideia voltar ao Mwanavina? Reabrir os campos de Nhakatiwa? Os arrozais de matilde, ilha Salia nos resolveriam o problema Mariazinha. Ups...deixa o Umbhalane esse conterâneo meu ouvir-me. Ha-de ser que esses nomes lhe provoquem umas saudades danadas. Vou querer ter seu comentário sobre a crise alimentar Mariazinha pois esse assunto é bem nosso e lançarmo-nos culpas mutuamente como tem sido nosso hábito não nos levará a lugar nenhum.
Olha as eleições aconteceram finalmente lá na academia. Hoje talvez se conheçam os resultados. Se fores ao Diário do Estudante poderás conhecer algumas das ideias dos candidatos(dois deles). Deixa-me ficar por aqui. Nos vemos lá pela próxima Sexta feira com certeza ou bem antes se for necessário.
Abraços

Nelson Livingston

Sem comentários: