quinta-feira, 8 de maio de 2008

MANUEL PEREIRA: A versão Moçambicana de Simba Makoni


Pelas ruas do Chiveve, os ecos continuam. Numa conversa típica do chapa, alguém comparou essa tarde Manuel Pereira à Simba Makoni. Bem na véspera das eleições Simba Makoni se candidatara como independente na corrida presidencial. Muito viram nisso uma manobra da ZANU-PF que visava dispersar os votos dos adversários-MDC. A ideia foi estrategicamente boa mas parece não ter resultado lá tanto. Depois da controversa candidatura de Manuel Pereira para à presidência do Município, nasceram muitas teorias. A mais recente, pelo menos para mim é essa que admite a possibilidade de Pereira ser um instrumento nas mãos de "mãos invisíveis" visando distrair o eleitorado, favorecendo assim à Frelimo que na voz do seu SG já veio dizer que A Frelimo recuperaria os municípios governados actualmente pela Renamo. Seja lá qual for a agenda de Pereira, uma coisa ficou bem claro, ele não foi recomendado pelo partido muito menos pelas bases da renamo cá no Chiveve como tem vindo a dizer. Só pode ter sido por iniciativa própria, oque seria menos mal, ou então na pior das hipóteses, manipulado por uma "mão estranha" que tratando-se do que se trata deixa de ser assim tão estranha. Melhor a fazer é esperar. Seguindo o exemplo dos Zimbabweanos que esperaram pacientemente pelos resultados.

2 comentários:

Reflectindo disse...

Boa conclusão Nelson. O que mais me admira é que Pereira não é um membro simples da Renamo. Se ele tem um ponto de vista de como as candidaturas internas deviam-se fazer ele devia propor isso e aí a razão de ele trabalhar para a realizacão do Congresso do partido para debater esse tipo assuntos que podia constar nos estatutos.

Reflectindo disse...

O meu terceiro artigo sobre as candidaturas da Beira serve para apontar a mão invisível.

Quanto ao fenómeno Simba Makoni estamos no momento próprio estudá-lo. Normalmente e em democracias os que perdem na 1a volta tomam posicão dizendo a quem dos dois apoiam. É uma decisão quase obrigatória, pois serve muito para a maior parte dos seus apoiantes.