domingo, 23 de novembro de 2008

A VICTÓRIA DE DEVIZ SIMANGO NÃO SIGNIFICA DERROTA DA FRELIMO




Tenho alguns motivos para pensar dessa maneira. Li no diário do Dr. Serra um pedacinho da “carta a muitos amigos”, coluna do camarada Sérgio Vieira no semanário Domingo. A Frelimo venceu tanto para PCM e Assembleia Munincipal nas 42 autarquias das 43. Beira foi a única em que o candidato da Frelimo saiu derrotado.
Os números mandam dizer no entanto que a Frelimo terá na Beira uma maioria na Assembleia Munincipal, maioria com a qual “querendo” e se aliando a Renamo a quem já antes se aliou, poderá “dificultar” a já bem provada boa liderança de Deviz Simango, mas me pergunto porque a Frelimo que como afirmou durante a campanha, deseja desenvolver a Beira iria contra um Deviz que mais do que dizer, mostrou o sinceiro interesse que tem em desenvolver a Beira?
Os números mandam dizer também que na Beira, a Frelimo deu-se bem melhor nessas eleições, se comparadas às anteriores, mas oque isso significa se a pergunta mais forte continua sendo porque é que os que garantiram a victória da Frelimo, votando em massa não optaram por Lourenço Bulha?
Pode-se pensar que o “improvement” da Frelimo significa que a Beira não é o bastião da Renamo como sempre se pensou. Pode-se se pensar que deixou de ser, e quem saba para sempre, se é que era mas isso também conta pouco se tivermos em conta que victória semelhante a do Maputo por exemplo a Frelimo não conseguiu na Beira. Por outro lado a victória de Simango significaria derrota da Frelimo só e so se junto com Simango vencesse a Renamo. É aqui que começo a me perguntar se a Beira é realmente bastião da Renamo pois se fosse teria votado em massa no canditado da Renamo(Manuele Pereira) e não em Deviz Simango que se rebelou da Renamo e desreipeitou as “ordens”, seguindo sua “ambição” pelo poder. Não teriam votado em Deviz qure pela Frelimo e Renamo ou FRENAMO como se diz por ai foi acusado de mã gestão. Eu prefiro pensar que a Beira não é de ninguém(Frelimo ou Renamo). A Beira é isso sim de quem a convence de estar interessada a lutar por ela de forma desinteressada como parece ter feito Deviz Simango nos cinco anos que conduziu os destinos do munincípio da Beira. Pensando assim sou ”forçado” a acreditar que a Beira não se deixou levar por discursos eleitoralistas do tipo que se ouviram ao longo das campanhas dos vários candidatos. A Beira voltou no tempo e“leu a sua história” não apenas dos últimos 5 anos mas dos 30 e poucos anos. A Beira fez um “antes e depois” e decidiu em quem votar.
Dizer que a victória de Simango não significa derrota da Frelimo, é ser demasiado da Frelimo, ser deficiente em humildade; é negar a relação entre o candidato e o partido. É covardemente esquecer todo esforço feito para ganhar a Beira, todos discursos.
Agora como deviz vai governar o município com uma Assembleia Municipal “hóstil”?. Sugere Sérgio Vieira que a sensatez “manda” que Deviz se alie à “maioria” nesse caso a Frelimo. Alianças fazem quem as precisa e ficou provado que Deviz junto com o povo não precisam aliança nenhuma especialmente com a Frelimo que tudo fez para que saísse derrotado nessas eleições. Como alguns sugerem, contra o conselho maldoso de Sérgio, aliar-se a Frelimo seria um auténtico suicídio.
Vamos esperar para ver.

2 comentários:

Reflectindo disse...

A minha pergunta é de como Daviz Simango justificaria ao eleitorado e todos seus apoiantes sobre essa alianca com a Frelimo?

Nota Nelson, esta é uma sugestão para um GUN autárquico, a sempre recusa de derrota dos movimentos de luta armada para indenpedência na África.

E os GUNs têm um único objectivo: acabar com o multipartidarismo.

Nelson disse...

"como Daviz Simango justificaria ao eleitorado e todos seus apoiantes sobre essa alianca com a Frelimo". O povo se sentiria traido. Se nao foi com aliancas que ele conseguiu mas sim com o povo. "yes we can" porque recorrer a aliancas como se nao acreditasse mais no povo?

"GUN autárquico, a sempre recusa de derrota dos movimentos de luta armada para indenpedência na África" Isso Reflectindo. Oque se vem assistindo no vizinho Zimbabwe.