Meu mundo é pequeno,é do tamanho do coração... Meu mundo é grande.. Vivem mundos dentro dele Cada dia é um mundo Cada mundo é um dia As vidas com que cruzo Os cruzamentos que vivo São todos mundos dentro do meu mundo... Meu mundo não tem nada interessante... É meu....
sábado, 29 de novembro de 2008
DO CHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha XI
Mariazinha, tenho sempre consciência do quanto te devo em notícias. Numa altura em que as autárquicas estão na ordem do dia devia msmo te encher de notícias cá da terra. Sei no entanto que tens sempre consciência de que não me falta vontade.
Mariazinha vou começar com notícias bem de perto. Homens armadas tentara na manhã de ontem assaltar um autocarro bem no desvio para Macossa entre os Maringué e Gorongosa. Sabes como por essas alturas essa coisa de homens armado pode ter muitas interpretações. Não se sabe ao certo quem esses homens são e oque pretendiam.
A vila de Gorongosa está meio agitada. Tinha eu programado passer lá o final de semana mas decide ficar por cá mesmo.
Na Beira, onde estive na Quinta continua se respirando o cheiro das recentes eleições agora que os resultados oficiais ainda não foram anunciados. A grande novidade foi o facto de ter sido aprovado pela Assembleia Municipal, o orçamento e plano de actividades do Conselho Municipal da beira para o ano de 2009. Mariazinha a Frelimo decidiu abster-se alegando que a proposta do orçamento e plano de actividades devia ser anlisado e aprovado pela assembleia saida das recentes eleições onde como se sabe a frelimo terá mais assentos. Dizem os membros da Frelimo que não havia pressa pois os prazos vão até Março. Não concordo com eles Mariazinha pois quanto mais cedo é sempre melhor. É bom que o presidente já comece a “olhar” para o 2009. Outro facto que merece atenção é o facto da aprovação ter contado apenas com os votos da Renamo-União eleitoral que recentemente “associada” a Frelimo, se mostrou hóstil a Deviz Siamango chumbando a revisão do orçamento.
Mariazinha a Renamo está no meio duma grande ventania. Como já sabes, nessas eleições a perdeu tudo em todos os 43 municípios. Há troca de acusações e tudo está sobrando para o líder. Houveram Mariazinha a dias vozes que defendem que a Renamo precisa de um congresso o mais rápido possível para se resolverem todos os milandos que existem. Há quem sugere que Dhlakama precisa se afastar e deixar a juventude pegar o partido. Precisa se reconciliar com os expulsos. Resta saber agora Mariazinha se Dhlakama vai nessa ou vai continuar a resistir. Há lá na Renamo jovens como Fernando Mazanga que parecem não estarem a ver as coisas tal como elas realmente estão, a saber mal.
Mariazinha, ontem em Chimoio, estive(conheci) com o senhor Jorge Ganda. O senhor Ganda é secretário geral da associação provincial do Boxe e se impressionou pelo facto de eu estar meio informado sobre o boxe. Discutimos por exemplo acerca dos manisfestos eleitorais dos candidates à Presidência da Federação Moçambicana do Boxe(o sr Ganda é pro-Caldeiras), do campeonato que decorre lá mesmo em Chimoio entre outras questões ligadas à modalidade. O sr. Ganda quis saber se eu tinha praticado o boxe. Disse que na adolescência quis praticar mas os meus pais achavam que o boxe era uma modalidade violenta oque sob certo ponto de vista é bem verdade. Quando o sr Ganda discordou comigo ou melhor com os meus pais mostrei para ele, que é por exemplo menos violento, fisicamente falando, usar a cabeça para estudar os movimentos das peças num tabuleiro de xadrez, do que entregá-la a “pancadas” de punhos cerrados, mesmo que estejam(os punhos) dentro de fofas luvas. Se não tivesse que voltar já tinha onde e como me ocupar na noite de Sexta e Sábado, ia assistir à partidas do boxe que confessei ao sr Ganda nunca ter assistido uma ao vivo.
Mariazinha o ano está chegando ao fim e quero te lembrar que esse nosso cantinho faz um ano de vida no próximo dia 8. Lembras-te que acaba de iniciar o mês de Dezembro quando surgiu o MEU MUNDO que se tornou nosso e de muitos. Não tens ideia quanta gente boa conheci por aqui. Mariazinha algumas até sairam da telinha para o real. Por falar nisso há fortes indícios que a outra Mariazinha estará por cá no próximo ano. Já começamos com os preparativos. Se achares boa ideia se prepare também para vir passares uns dias por cá.
Deixa-me ficar por aqui.
Abraços do Chitengo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário