sábado, 22 de novembro de 2008

MATEMÁTICA ELEITORAL




De acordo com a edição de 21 de Novembro do Diário de Moçambique, resultados correspondents a 72% das mesas de votos, davam um vantagem A Deviz Simango com 54.449 votos contra 32.692 de Lourenço Bulha da Frelimo. Ainda segungo o DM a Frelimo seguia em frente na corrida para Assembleia Munincipal com 38.552 votos contra os 22.033 da Renamo. Como terceiro candidato mais votado está Manuel Pereira da Renamo com apenas 1.531 votos. Esses números ainda que parciais me mostraram que:

• Dos 38.552 que votaram na Frelimo para Assembleia Munincipala, 5.860 não votaram no candidato da Frelimo Lourenço Bulha.

• Dos 22.033 que votaram na Renamo para Assembleia Munincipal, apenas 1.531 votaram no candidato da Renamo Manuel Pereira.

Me lembrando dos que se falou durante a campanha, esses números mostram que dos 500.000(meio milhão) de jovens que segundo Edson macuácua assistiram ao comício de Bulha, apenas cerca de 30% votaram em Bulha e na Frelimo.
Depois de ter olhado para esses números fico aqui a me perguntar:

• Porque é que nem todos que votaram na Frelimo votaram em Lourenço Bulha?

• Porque é que nem todos que votaram na Renamo votaram em Manuela Pereira?

• Porque nem todos apoiantes(os que assistiram o comícios) votaram na Frelimo e Bulha?

• Porque é que nem todos que votaram em Deviz Simango votaram na Renamo?

• Como seria se Deviz concorresse pela Renamo?


Dá para perceber que grande parte dos que apoiaram(votaram) a Frelimo na hora de escolher um candidato preferiram Deviz em vez de Bulha. A pergunta que fica é porque?

1 comentário:

Reflectindo disse...

Nelson, bom exercício este sobretudo para as liderancas políticas de ambos os partidos Renamo e Frelimo. Também é um TPC para Manuel Pereira e Lourenco Bulha.