sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DO CHITENGO ONDE MORO:Carta Para Mariazinha X


Hoje escrevo-te na sexta feira Mariazinha como nos velhos tempos.
Vamos lá falar da política hoje, concretamente das eleições autárquicas.
Fomos na quarta feira votar e como já várias vezes te tinha dito, a semelhança de muitos outros beirenses conscientes, votei em Deviz Simango. Muito se tinha dito antes contra Deviz. A Renamo lhe deu um monte de nomes, a Frelimo lhe acusou de um monte de coisas tudo para ver se se livravam dele. Segundo a Renamo Deviz traiu, desreipeitou a liderança. Deviz teve que escolher entre obedecer as lideranças da Renamo e a vontade do povo e escolheu bem. Desembaraçou-se do partido e concorreu contando apenas com o povo. Concorreu e ganhou e como ganhou. Mas do que vencer Deviz mostrou para todos que basta “fazer serviço” para poder se contar com apoio incondicional do povo. Alguém deve ter aprendido que com a vontade do povo não se deve brincar.
Mariazinha agora vamos esperar. Esperar e ver oque vai acontecer.
N.B: Mariazinha recibi um banner para comemorar a victoria de Deviz Simango. Me diga oque achaste dele.

5 comentários:

Reflectindo disse...

Nelson, não podes imaginar as minhas emocões por este acontecimento.

Parabéns Nelson pela coragem que tiveste e associares-te aos outros beirenses para usufruir o direito democrático e a cidadania. O país precisa de corajosos e cidadãos com espírito de solidariedade.

Para mim, a minha missão não terminou com a vitória de quem apoiámos incondicionalmente, mas ela acaba de comecar, pois o resultado me encoraja.

Bom fim de semana para ti e para todos beirenses.

micas disse...

Amigo Nelson,

A única coisa que te posso dizer é que se o pensamento tem alguma força, então eu também estou de parabéns. Torci por Daviz como tu sabes.

Yes, we can!disse Obama. O povo da Beira disse o mesmo. WE - nós!

Cabe-nos a todos no nosso dia-a-dia, trabalhando cada vez mais, fazer com que Daviz e os chivevianos se sintam cada vez mais orgulhosos. Que esta frase tão emblemática do QUERER é PODER, seja uma sinal de progresso e bem-estar na minha cidade.

Boa! Que saudades desta praia e deste farol. Ai! Macúti....

Será que é em 2009 que vou conseguir re-visitar a minha terra?

Sabes? depois do encontro de ex-colegas de que te falei( xamuares da Beira), muita vontade ficou de voltarmos à Beira e a Manica, onde um grupo de miúdos acompanhados pelo Profº Carlos Serra e no âmbito da disciplina de História de Moçambique aprendemos a ser gente e a amar mais esse maravilhoso país!

Que os Deuses estejam connosco e nos permitam reviver todas as coisas lindas que aprendemos.

Sobretudo aprendemos a Cres(Ser)!

Um abraço grande e parabéns a todos por esta vitória

Nelson disse...

Reflectindo, nos dias que correm 'e preciso realmente ter coragem para se dizer e abertamente oque se pensa. Muitos muitas vezes por diversas razoes se sentem reprimidos.
A missao comeca realmente daqui para frente. Ha muito que fazer ou melhor que continuar a fazer uma vez que fazer o Deviz ja vinha fazendo.
Seria muito bom ouvir oque os que se achavam vencedores antecipados tem a dizer.
Tenha um bom fim de semana.

Nelson disse...

Oh Micas, claro que o pensamento tem poder. As palavras tambem. Quantas vezes nao me encorajaste? Pense no Albertino por exemplo que mesmo longe se responsabilizou por alguns dos banners de apoio a Deviz. Estamos todos de Parabens. Todos que directa ou indirectamente contribuimos para essa victoria nao so de Deviz mas da propria democracia. Falei uma vez que a atitude de Deviz 'e did'actica pois mostra que nem sempre o candidato precisa vir "segurando a barra da saia" dum partido politico para se dar bem.

Yes, we can!disse Obama. Deviz disse o mesmo e quebrou a tradicao.
agora falando de saudades. Diz-se que "where there is a will, there is a way"

Reflectindo disse...

Mica e demais apoiantes à causa da Democracia em Mocambique a partir de Chiveve, sem dúvidas temos a responsabilidade de de formas diferentes continuarmos a trabalhar para demonstrarmos sempre a razão do nosso apoio a Daviz Simango. Visita à Cidade da Beira faz parte desse trabalho porque contribue para o crescimento do turismo naquela urbe.

Eu nunca desambarquei na Beira nem com Daviz alguma vez me encontrei, mas agora já é tempo.