segunda-feira, 24 de novembro de 2008

OQUE A FRELIMO PROMETEU À BEIRA



Hoje, depois de ter lido Edson Macuácua no NOTÍCIA, dei-me conta que a Frelimo vai a tempo de fazer grande parte senão tudo oque prometeu durante a campanha eleitoral, bastando para isso fazer um sábio uso da sua já tão propalada maioria na Assembleia Municipal. A Frelimo pode por exemplo construir os hospitais e escolas que prometeu. Construir as carpintarias de caixões e criar seviços funerários semi-gratuítos. Melhorar os mercados, apoiar as famílias carenciadas e de baixa renda construindo casas de baixo custo, melhorar a rede de estradas saneamento, “introduzir mudanças para melhorar e fazer com que a cidade da Beira seja pólo de atracção de investimentos e desta forma criar mais oportunidades de emprego”, etc, etc.
Partindo do princípio que tal como provou, Deviz é pelo desenvolvimento da Beira, não quero pensar que Deviz Simango, o PCM eleito seria impecilho caso a Frelimo decidisse lever a sério as promessas que fez. Lembrando-me do discurso de Macuacua retirando mérito à Simango pelos melhorias da Beira, penso que o problema, o maior problema seria dos créditos. A Frelimo só não procuraria concretizar oque prometeu com “receio” que os creditos fossem atribuidos pelo povo, a Deviz Simango e não a ela (Frelimo).Receio que o povo visse tudo como uma simples continuação do belo trabalho que Simango vinha levando a cabo. Mas também penso que com isso, a Frelimo não devia se preocupar pois como ficou provado nessas eleições os beirenses sabem analizar e descobrir "quem é quem" e "quem fez oquê", a ponto de na hora de votar não se deixar levar pelos discursos vazios dos candidatos , e muito menos pelas acusações infundadas contra o candidato da sua confiança. Depois de todo "barulho" souberam com cabeça fria decidir a quem entregar o destinos da sua cidade.
Pensando dessa forma simples, uma boa opurtunidade se abre para a Frelimo e extensivamente a Renamo, mostrarem até que ponto o desenvolvimento da Beira e consequentemente o bem estar dos beirenses faz parte de suas agendas politicos partidárias. E como já disse antes nao se pode pensar que Deviz Simango seria um obstáculo a esse desenvolvimento pois para além de não fazer seu estilo(ja provou ser pelo desenvolvimento da Beira), não poderia contra uma Assembleia com a Frelimo em peso, a Renamo e o GDB que feliz ou infelizmente, como se diz por ai, foi “parida “ pela Frelimo para dispersar os ja dispersos votos da Renamo.
Sou totalmente contra os que a semelhança do coronel Sérgio Vieira, sugerem alianças do tipo Deviz-Frelimo, Deviz- Renamo ou ainda Deviz-Frelimo-Renamo, pois para mim essa aliança já existe se acreditarmos que tal como Deviz Simango o mostrou nos cinco anos de Edil, a Frelimo e a Renamo estão genuinamente interessados em desenvolver a Beira, que as promessas eleitorais eram mais doque simples promessas.
Vou esperar para ver se a Frelimo vai saber "pegar" essa opurtunidade de se redimir da forma como mal governou a Beira antes de Simango chegar, ou vai se ocupar em desfazer oque Simango fez. Seja lá como for que a Frelimo e Renamo usarem os seus muitos assentos na Assembleia Municipal, só quero avisar que tal como sempre esteve, o povo da Beira esta de olho e nas já próximas eleições para as Assembleias provinciais, eleições presidencies e legislativas, saberão escolher em quem confiar e ninguém vai dizer que faltou aviso.

1 comentário:

Reflectindo disse...

Difícil em responder as perguntas que colocas não é, porém são muito impotantaes.