sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Uma carta para mim


Dede escreveu mais uma para mim. Andei duvidando se conseguia posta-la. Consegui. Desfrutem-na:

Caro Nelson,
Faço votos que a tua saúde e afazeres estejam a andar a contento. Eu vou indo, apenas agradecer a tua última resposta. Nelson “passeata presidencial" é retomada amanhã (22/08/2008) em Sofala. E, veja, como integrantes de gabarito dela, entre outros, o senhor Lucas Chomera! O tal que tanto falaste no teu blogue, quanto ao ‘esquartejamento’ da tua Beira.
O Presidente da República tenciona realizar mais uma “presidência aberta” , com o cunho de “visita de trabalho”, onde a tónica, de certeza, vai ser “façam o que digo, não façam o que faço”. Com efeito, entre os ministros, acompanhando o chefe do estado, constam o Ministros da Administração Estatal, Lucas Chomera, a quem os sofalenses não o perdoarão nunca, com o problema ainda de pé, do retalhamento da divisão administrativa dos distritos à porta das eleições, com vista a ganhar uns louros eleitorais.

Inclui, igualmente, a missão do presidente, o recém nomeado Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, que, ao que se sabe, pouco protagonismo tem trazido no sector, que foi outrora, o centro das manifestações, jamais vistas, na história dos movimentos revendicativos em Moçambique (Super-terça). Estes movimentos, de facto, obrigaram Guebuza a reconsiderar e exonerar o Dr. Munguambe, que, alegadamente, não deu resposta às questões que apoquentam os cidadãos, como o aumento do preço dos transportes públicos. Mas todo mundo sabe que o probema número um é o próprio Guebuza à frente de uma de uma claudicante administração desde a Independência, virada ao enriquecimento e abastança pessoais, entre os seus pares do topo.

Sabe Nelson, Guebuza foi ao ponto de incluir, na sua delegação, José Pacheco, o actual Ministro do Interior. Pacheco está, como sabes a carteira política suja, por ter estado por detrás da asfixia dos simpatizantes e membros da Renamo na cadeia de Montepuez –Cabo Delgado. A ele responsabiliza-se a aparente actuação fora-da-lei da Polícia de Moçambique, como se tivesse “ordens para matar”, que resulta no assassínio de muitos concidadãos, sem nunca serem levados ao julgamento ou ouvidos (Leia, Nelson, o último relatório da Aministia Internacional, Abril, 2008).

Nelson, os outros membros do Governo acompantes nesta complicada digressão de Guebuza a Sofala, onde vives, só podem ter um valor accessorial. Sofala, que a Frelimo já elegeu como o “centro do reacionarismo” em Moçambique, portanto contitui um osso duro de roer, por culpa própria da Frelimo. É a compulsar destes factos histórico-políticos, que esta espinhosa ‘passeata’, deve ter sido cuidadosamente preparada, a ponto de a conduzir e, por que não, condizer com os jogo de sinturas com próximas eleições já à porta. Fique descansado Nelson a visita inclui apenas os distritos de Dondo, Marínguè, Muanza e Chibabava. O teu Gorongosa foi posto de fora.

Agora, a terminar, me diga Nelson, se não será esta mais uma passeata enquadrada no esforço para assegurar o retalhamento das zonas administrativas? De exibição de máquinas, imponente ostentação de riqueza ? De sermões dogmáticos as populações, vivendo abaixo do limiar da pobreza absoluta? Nelson, diga-me!

Um abraço

Dedé

Sem comentários: