domingo, 17 de agosto de 2008

SABER NÃO OCUPA LUGAR: o highlight da semana


muitas vezes ouvi esse famosíssimo ditado e foi com a humildade que ele gera que entrei para o centro de treinamento do Chitengo, onde nos próximos dias decorrerão os três módulos do “cursinho” acerca dos vinhos.

A ideia foi concebida e esta sendo implementada por Pedro Canteiro, um técnico hoteleiro da área do turismo no PNG. Se pretende com a iniciativa dotar de conhecimentos básicos sobre os vinhos a todos os envolvidos com essa bebida. A prioridade é o pessoal do restaurante, cozinheiros empregados de mesa. Eu fui convidado porque lido com compras e sou de alguma maneira responsável pela qualidade dos produtos que chegam ao restaurante.

O primeiro módulo é sobre a elaboração dos vinhos e basicamente nos vai passar o conhecimento sobre, do que é feito e como é feito o vinho.

Começamos com a história do vinho que para mim foi fantástico. As diversas épocas históricas e os eventos relacionados ao vinho, passando pela história foi quase obrigatório “mexer” com muito dos outros saberes que eu já tinha. Falamos por exemplo do épico babilónico Gilgamesh, e da história de Upnapishtim, a versão babilónica de Noé. Falamos da relação do vinho com a mitologia grega, o descrever lírico dos vinhos feita por Hómero na Iliada e ao narrar as viagens de Odis.

Foi assim que aprendi muito mais do que apenas sobre vinhos.

Fiquei impressionado com o tanto saber do Pedro. Conhece os vinhos pelos nomes como um pai conhece o dos filhos. Quem sabe sabe não é mesmo?


Fico ansioso pelo segundo módulo que correndo tudo bem é já na próxima semana, e vai lidar com a

degustação dos vinhos

Sem comentários: