sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DO CHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha(III)


Mariazinha

À maneira antiga, fielmente às Sextas ferias, lembras-te como era?

Acabo de voltar de Vila Pery ou melhor Chimoio, para que os de “agora” não se percam. Decidi dispensar o jantar para estar aqui a escrevinhar. Bem vou te ser sinceira não é só por isso mas também porque o meio frango que saboreamos no Linda’s chicken vai me dar jeito. Uma sopinha mais logo e é tudo para hoje.

Tenho notícias mariazinha, muitas notícias.

A cidade da Beira que também é minha fez anos no dia 20 e dizem que houve festança dos diabos lá pelo Estoril. Eu enfiado nos cantos de cá só ouvi dizer. No mesmo dia para me consolar tive duas fatias de bolo e uma taça de Champagne para comemorar os aniversários de dois membros seniores do staff do Projecto. Nuno Soeiro e Mateus Mutemba gestor das Operações e por tanto meu chefe e director do Desenvolvimento Humano respectivamente. Longe de suas famílias, emprestamos-lhes o calor gerado pela camaradagem do tempo de trabalho conjunto.

No seu discurso de agradecimento Mutemba referiu-se a nós como sua segunda família e de imediato se corrigiu por perceber que “segunda família” podia ser entendido como “casa dois” que na moda que já pegou significa isso mesmo casa dois. Segunda esposa, segundo orçamento...

Mariazinha ontem fez anos foi a cidade de Quelimane. Estamos no mês das cidades.

O Dede me escreveu mas ainda não tive o vagar de trazer a carta para cá. Ele fala da visita que o Presidente iniciou hoje pela província de Sofala. Pena mesmo que Guebuza não vem para cá desta vez. Olha Mariazinha a politica juntos aos políticos anda em polvorosa esses dias, sabes que estamos a porta das eleições e nessas alturas co campeonato diz-se e ouve-se de tudo. A dias o grande Manuel Tomé por exemplo veio dizer que era um “acidente histórico” que alguns munincípios tivessem ido parar na liderança da oposição. Já imagiste uma coisa dessa Mariazinha?

Oque não deves saber é que andam uns jornalistas no banco dos reus. Os camaradas do Zambeze que andavam com a mania de cavar os segredinhos dos grandes dessa vez foram apanhado. Andaram por ai desconfiando que o nossa primeira ministra não era mais moçambicana e isso foi considerado pelo Ministério Público do Doutor Paulino como atentado a segurança do estado. Tens que te lembrar Mariazinha que o próprio Doutor Paulino tinha “contas por acertar” com o semanário, basta lembrares de como os Alvaritos semana após semana procuraram mostrar para quem quis ver que o Procurador era bem arguido quando foi nomeado. Enfim agora tem gente que acha que a celeridade com que o caso esta sendo tratado tem tudo a ver com as contas que a PGR tinha por acertar com essa malta do Zambeze.

Mariazinha outra noticia quente tem a ver com a recente entrevista do Coronel Sérgio Vieira. Não tive infelizmente a opurtunidade de ler a entrevista sabes que os jornais me andam por longe ultimamente. Sérgio Vieira falou da Morte de Samora e disse oque não devia. Foi tão longe a ponto de sugerir que Samora morreu por temosia. Insistiu a viajar apenas para poder estar presente na celebração dos 41 anos da esposa.

Mariazinha a mama Graça não se conteve e agora veio se pronunciar considerando de levianas e repugnantes as declarações de Sérgio Vieira. Vou querer ver ou ouvir e te contar, oque vai se seguir.

Bem Mariazinha eu penso que vou ficar por aqui. Quero deixar-te um abraço forte e votos de um bom fim de semana.

1 comentário:

Vertigem disse...

Memorias vivas... Sempres por acabar.