sábado, 30 de agosto de 2008

CARTA PARA DEDE(6): as diferencas e semelhancas entre FRELIMO e RENAMO


Amigo, vim passar o final de semana na Beira. Interessa-me trocar de ares. Me ajuda a temperar a alma para a longa semana de trabalho. Essa semana também é de muitos testes na faculdade e estou bem apertado.
Dede um pouco por toda Beira anda uma agitação resultante da decisão de Manuel Pereira ser o candidato da RENAMO pelo munincipio da Beira no lugar de Deviz Simango.
Fala-se e muito de "primarias" eleições internas, "vontade das bases" e bla, bla mas eu acho que existem gatos escondidos nesses matos.
A dias se "gritava" em torno da derrota de Eneias Comiche. Falou-se que a Frelimo estava se "suicidando", queria dar lugar a corruptos, retirando Comiche que tinha mostrado serviço e bla, bla...
Que Comiche estava pagando pelos seus pecados, por ter "resistido" a nomeacao da governadora da cidade. Houve quem achou que que Comiche devia ter "tomates" e candidatar-se independentemente para mostrar a quem não quer ver, oque os munícipes das acácias querem para eles. Falou-se então que não há democracia na Frelimo enfim falou-se e ainda se fala. O semanário Domingo disse que se tratava da vitoria da politica sobre o tecnocracia. E eu amigo Dede so me perguntei se nessas decisões de quem concorre, quem se torna presidente os munincipes entram na historia.
Hoje o vento chegou na Renamo, chegou no Chiveve onde se estava certo(me lembro Dhlakama ter confirmado) que Deviz Simango seria o candidato pela Renamo. Agora se diz que "a vontade das bases" pendeu para Pereira. As mesmas bases que a dias saíram a rua para se manifestar contra a decisao. Amigo queria que me explicassem, com desenhos se possível esse negócio de "bases" oque pensei que era, parece já não ser.
Vejo em tudo isso muita semelhança entre a Renamo e a Frelimo.
Não existe democracia nem num nem no outro. Manda quem manda, como manda e o resto obedece mesmo quando sabe que se esta afundando o barco.
Fica claro amigo, que nessas decisões, os munincipes e suas vontades não contaram de nadinha. Os decisores decidiram e prontos esta decidido o resto que se dane.
Me deixe ficar por aqui
Abraços do Chiveve.

P.S: Parto essa tarde de regresso ao Chitengo. Carregando dor. Transtornou-me a noticia da Morte do Grande David Aloni. Vou querer ter detalhes. Oque lhe tirou a vida.

1 comentário:

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Meu caro Democracia é uma utopia, em África isso temos que assumir. os nosso partidos políticos estão mais para a satisfação dos seus interesses que do povo, para mim Democracia é um Totalitarismo implícito, onde o ditador aparece com um pacifista um autêntico lobo vestido a carneiro. Portanto a atitude da RENAMO não me espanta, isso já era de esperar, ela só veio a confirmar o que todos temos dito. Agora Pereira pode continuar mas ele deve saber que não será uma autoridade legítima.