segunda-feira, 7 de julho de 2008

CARTA PARA DEDE(4): Na ressaca dos pontos de vistas


Amigo Dede, estamos desempatados(4-3)
Sabes como fico nas segundas feiras?
Ansioso! Isso mesmo!
Fico pensando que tenho pela frente uma toda semana de trabalho e de vida claro, que pouco sei oque me espera nela.
Gosto dessa ideia de viver intensamente.
Sabes, quero viver muita vida no tempo que tiver que viver seja ele muito ou pouco tempo, e isso implica necessariamente viver sem medo da vida. implica também viver na humildade de um estudante da vida. Que deixa-se moldar por cada momento que a vida oferece.
Estou de muito papo hoje não achas? Muita filosofia! Vamos ao assunto.
Vi ontem mais um "ponto de vista" amigo Dede e como sempre aqueles três grandes comentadores. Os grandes doutores.
Ja escrevi antes sobre Dr. AMORIM BILA e o esforço que faz em não alterar o discurso oficial. Esforço que as vezes lhe deixa na mais ridícula posição dizendo as mais ridículas baboseiras que se possam imaginar. Me questiono porque esse esforço.
Prestar atenção nas loucuras faladas do Dr. Amorim me vinha roubando a oportunidade de apreciar a lucidez dos comentários dos outros intervenientes com destaque para os do Dr. Namburete que para mim é o menos "apaixonado". A calma com que fala, raciocínio claro e simples, despido de qualquer obscuridade temperada pela necessidade de fazer eco ao partido que directa ou indirectamente representa., o Dr. Namburete diz oque pensa sem ter que necessariamente soar membro da Renamo.
Os temas em debate foram como sempre interessante. engraçado foi como Dr. Amorim quis defender a leitura que o semanário Domingo fez a sentença do Juiz Dimas.
Amigo Dede eu penso que estaria na mesma impaciência do eng. Venâncio se tivesse que ouvir as barbaridades do Dr. Amorim ao vivo. Lhe desafiaria sim a indicar diante das câmaras, um único "rosto" de corrupção que já foi julgado e condenado. "Foi montado uma plataforma..." "...a par e passo vão aparecer rostos..." e bla, bla... me lembrei logo da FRASE QUE DETESTO: o governo esta trabalhar o caso esta sendo investigado. Esta sim. Mas sabemos que nega-se que haja corrupção nesse pais prova disso por exemplo esta o caso do INSS. Uma auditoria descobriu falcatruas de uns 10 milhões de dólares mas como não se acredita que seja possível corrupção em Moçambique se encomenda então uma outra auditoria para vir-nos dizer que não existem provas, isso se vier a dizer.
Amigo Dede o Dr. Amorim me tirou do sério com a leitura que fez da entrevista de Jorge Rebelo. Concordei plenamente com a leitura de Namburete e penso que atitudes como de Jorge Rebelo são as que fazem muita falta no nosso seio. Sinto falta disso na Renamo, aqui na blogosfera e em muitos outros círculos ate nos religiosos com que as vezes convivo. Fico pensando se não estamos diante dum problema cultural onde mesmo que seja de forma mais suave e educada possível, a visão oficial, visão do chefe, a visão do grupo não pode nem deve ser contrariada sob pena de ser tido como traidor do grupo ou desrespeitoso ao chefe. Rebelo, "intelectual livre" como Namburete sabiamente o acha, diz que há grupos sim dentro da Frelimo e Amorim procura negar isso usando todos os meios vazios que pode achar. Rebelo diz que os dirigentes corruptos não são punidos e Amorim nos sossega, nos manda esperar mais um pouco e ou aponta o caso simbólico do portuguesinho que foi julgado por corrupção. Enfim Dede, me pergunto se não existem pessoas mais serias para substituírem ao Dr. Amorim. Cada um tem direito a opinião sim mas já começa a ficar chato que cada Domingo tenhamos que não dar com os comentários fragmentados do Dr. Amorim.
Bem deixa-me ficar por aqui senão vou aos colarinhos como o eng. Venâncio quase foi a noite. Tenho toda semana pela frente e vale a pena esperar.
abraço forte para si.
Nelson

P.S: Minhas dividas em relação a fotos estão se acumulando assustadoramente. Deve as de Inhaminga a Mariazinha em companhia e agora é o Albertino que anda ansioso pelas fotos da Beira. Vou ver se cedo resolvo essa maka.

5 comentários:

micas disse...

Bom dia

Como sou muito cusca aqui estou depois de ter lido uma carta que não me era dirigida.

Ok! eu sei que nem tu nem o Dede se vão zangar de eu meter o bedelho.

Adorei o teu espírito em duas frases que transcrevo:

"Gosto dessa ideia de viver intensamente" e ainda
"...implica também viver na humildade de um estudante da vida"

Força! Amanhã é um grande dia

Ups e já agora o meu pedido de desculpa aos dois por esta minha "cusquice"

Nelson disse...

Cusquice boa essa tua Micas. Cusquice ate de se recomendar. Ai do Dede se se zangar contigo. Por favor me avise logo. Obrigada pela força.

micas disse...

Eu também quero ver as fotos da Beira e já, já!

Nelson disse...

Oh ja estou postando as fotos.
Enjoy

Nelson disse...

Acabo de entrar para o ELOS e a Carlinha prometeu em breve colocar o meu blog la.