quarta-feira, 18 de março de 2009

OS PECADOS DO MDM : Génese Patológica


O MDM (Movimento Democrático de Moçambique) ou "Moçambique Deve Mudar" como lhe tenho chamado “caiu na boca do povo” e como caiu ! Imediatamente depois da sua constituição fui de “cruzando” com uma verdadeira “chuva” de reações naturalmente pró e contra. Quando pensei que assim que a semana findasse, desvaneceria a “fumaça” toda, eis que uma nova “vaga” de comentários igualmente pró e contra se levanta, desta vez relacionados especificamente ao périplo de Simango às Europas.
Quando “ouvi” de Edson Macuacua que o MDM tinha uma “génese patológica” tratei de entender oque isso significa. Acredito que pode se atribuir vários significados ao que Macuacua disse mas para a minha característica simplissidade significa apenas “ começo doentio”.
Entre os elementos que me parecem “ajudar” Edson Macuacua a “diagnosticar a patologia” do MDM está o facto de grande parte dos seus membros terem saido da Renamo. Aqui parece que não importa analisar as circunstâncias em que esses homens e mulheres se filiaram à Renamo. Não importa igualmente olhar para o seu desempenho político durante i tempo que estiveram na Renamo, o seu papel dentro da Assembleia da República. Não interessa olhar pelas razões que ditaram a sua saida(expulsão em alguns casos) da Renamo. Me parece que basta terem sido membros da Renamo e terem passado para MDM para estar garantido o fracasso do MDM. Outro aspecto que Macuacua aponta e que custa “engolir” é essa coisa de dizer que o MDM vem “temperado” de espirito vingativo. Se nos lembrarmos das circunstâncias que ditaram a expulsão de Deviz Simango da Renamo e tivermos em conta a forma estrondosa como derrotou a Renamo e a Frelimo, o bom senso nos obrigaria e nos perguntarmos de quem se vingaria Deviz Simango(Frelimo, Renamo)? E porque? Eu pessoalmente não vejo porque um victorioso como Deviz Simango se vingaria da Renamo especialmente numa altura em que a Renamo por conta própria vai “caindo aos pedaços”.
Bem, indo a procura dos “pecados” do MDM, o principal seria esse de, incluindo o líder, ser constituido por desidentes da Renamo. O segundo e não menos importante estará o facto de Simango ter ido à Europa, antes de divulgar o MDM no Moçambique real, “onde se ganham os votos”. Como me tenho referido comentando em alguns blog, não tenho muita certeza que o MDM não estaja já a ser divulgado no Moçambique real. Tive a opurtunidade de assistir à Assembleia constitutiva do MDM e vive compatriotas do distante distrito de Namoroi e do isolado distrito de Chinde da minha Zambézia. Mesmo que esses todos sejam igualmente desidentes da Renamo, não sei como foram “contactados” e trazidos à Beira por Deviz Simango e não sei oque estão fazendo agora que voltaram aos seus distritos.
Bem vou ficar por aqui mas antes dizer que visitei o site do MDM (http://mdmwiki.wetpaint.com), ainda em contrução gostei da ideia. Se é que eu estava a “colecionar” algumas diferenças entre o MDM e os partidos já existentes, a ideia desse site é uma das diferenças. Me pareceu bem aberto. Tenho certeza que lá estará exposto não só oque é agradável ao ouvido, mas um pouco de tudo, até os discursos “azedos” dos adversários. Vale a pena dar uma visitinha e enriquecê-lo.

2 comentários:

Reflectindo disse...

Parábens por este post. Estou para publicar uma perguntinhas e o teu artigo será mais um ponto de reflexão para o que questiono.

micas disse...

Amigo Nelson,

Se Deviz fez um bom trabalho pela cidade da Beira,

Se por esse mesmo trabalho foi reeleito como independente,

Se está à frente do MDM, só posso acreditar (e quero acreditar) que está para prestar o melhor trabalho possível à comunidade.

O tempo o dirá! As obras melhor que qualquer palavra serão avaliadas.

Num momento de tanta tensão, há que ter fé e acreditar num futuro melhor. Em relação aos que não acreditam, aos que criticam antes de ver( e como diria São Tomé: ver para crer), vamos a ter um pouco de paciência. A descrença nos homens é grande, as desilusões também!

Vamos a dar um voto de confiança em Deviz e no MDM.

As eleições quando são justas, são a forma mais democrática de dar ou não o apoio a um partido.

Moçambique é um grande país. Cabem aqui todos os que vierem para trabalhar pelo bem comum.

Benvindo MDM.Força! Saibam mostrar do que são capazes, para bem deste querido país.