quarta-feira, 11 de março de 2009

MDM(Moçambique Deve Mudar): Reacções (III)


Continuam a chegar reacções em torno do surgimento do MDM e reacções às reacções. Apartir dos discursos que tenho estado a ouvir(ler),
vindo da Frelimo e renamo, me sinto forçado a acreditar(?) que nenhum desses dosi partido esta por ai preocupado com o surgimento do MDM. Até porque essa “tranquilidade” dos até agora maiores partidos políticos de Moçambique, é quando a mim bem natural, basta me lembrar que a luta pela democracia(?) promovida por um(Renamo) e as alterações constitucionais levadas a cabo por outro(Frelimo) previam o surgimento de muitas outras forças políticas. Tenho no entanto me perguntado se não deviam esses dois ex-beligerantes se preocuparem com o surgimento do MDM nos moldes em que surge e com a peculariedade que lhe parece característica.
A Renamo por exemplo não terá sua imagem afectada junto do eleitorado se tivermos em conta que grande parte dos membros do MDMsairam da Renamo nas circunstâncias em que sairam?
A Frelimo tem na MDM um “adversário” a quem diferentemente da Renamo não pode atribuir nenhum “pecado” passado ou presente pelo estado das coisas. Tenho para mim que em alguns casos a Renamo era penalizada( a Frelimo sabia usar isso) pelos resultados da guerra dos 16 anos. Os que viveram na pele a brutalidade e as atrocidades da guerra, dificilmente “engoliram” o discurso “luta pela democracia” e os “prejuízos” recairam em grande medida a Renamo. Tenho ouvido e frequentemente o MDM sendo comparado à ao PDD, PADEMO, FUMO etc, comparação “injusta” como já ouvi algures.
Bem se eu fosse Frelimo ou Renamo juro que me preocuparia sim e muito como surgimento do MDM, e não perderia nada com isso pelo contrário me colocaria numa posição de vantagem se tiver em conta que essa preocupação bem “quantificada” me levaria a tomar acções necessárias. Mas não sou de um nem de outro por me deixo ficar por aqui.

Sem comentários: