Meu mundo é pequeno,é do tamanho do coração... Meu mundo é grande.. Vivem mundos dentro dele Cada dia é um mundo Cada mundo é um dia As vidas com que cruzo Os cruzamentos que vivo São todos mundos dentro do meu mundo... Meu mundo não tem nada interessante... É meu....
terça-feira, 10 de março de 2009
MDM(Moçambique Deve Mudar): As Reacções
O Movimento Democrático de Moçambique nasceu no último final de semana e de lá para cá tenho me “cruzado” com as mais variadas reacções. Enquanto uns acreditam piamente no sucesso do MDM, outros juram de pés juntos que a nova formação política é um verdadeiro “nado morto”. Apesar de serem claramente opostas, essas reacções me parecem se fundamentarem em algo bem comum a saber APENAS UM FORTE DESEJO. É que não encontrei ainda argumentos suficientemente forte para os que vão acreditando(desejando) que o MDM seja a grande impulsionadora das mudanças que Moçambique precisa, outros igualmente sem argumentos convicentes, afirmam que o MDM é um falhanço.
Eu cá no meu canto, vou me esforçando para não profetizar cegamente o sucesso ou fracasso do MDM. Vou me distanciando dos dois grupos e fico nos questionamentos:
• Tem o MDM algum projecto político concreto para Moçambique? Tendo qual é?
• Em que se defere esse projecto do dos outros partidos já existentes incluindo Frelimo e a Renamo?
• Que mudanças concretas o MDM pretende trazer em Moçambique?
• Até que ponto os membros/apoiantes do MDM tem consciência dessas mudanças?
• Tendo consciência das mudanças, até que ponto estão preparados para os desafios que essas mudanças poderão apresentar?
• Endo em conta que o MDM nasce num “season político” peculiar, e
olhando para o facto de grande parte dos seus membros/apoiantes serem “desertores” da Renamo, em que medidas essas circunstâncias(tempo do surgimento, origem dos membros/apoiantes) determinará a sua natureza e agir político?
• Que vantagens e ou desvantagens colherá o MDM dos ex-membros da Renamo e suas experiências político partidárias?
• Olhando para seu tempo e desempenho dentro da Renamo, que contributo se pode esperar desses ex-membros da Renamo?
• Se acreditarmos que deixaram a Renamo por conta da “intransigência” de Dhlakama, o que lhes faz acreditar que Deviz será diferente?
• Tendo em conta que o próprio presidente do MDM é um ex-membro da Renamo(expulso), que relações Renamo – MDM se podem esperar?
• Conhecendo o tratamento que os partidos da oposição tem recebido da Frelimo, que relações MDM-Frelimo se podem prever?
• Tendo em conta as leis existentes no país e aplicáveis para o caso, terá Deviz Simango que renunciar a presidência do Município da Beira para se candidatar a Ponta Vermelha?
• Se esse for o caso quem ficará no seu lugar e que critérios serão usados para sua indicação? Será indicado ou eleito por votacao?
• Terá essa pessoa o mesmo apoio que Deviz tem da parte dos Munincipes da Beira?
• Estará em condições de levar a bom porto os projectos que Deviz Simango tinha para a cidade da Beira?
• Tendo em conta que o apoio que Deviz Simango recebeu na sua candidatura independente, para a presidência do municipio da Beira deveu-se ao seu reconhecido desempenho na gestão do municipio da Beira, será que todos que apoiaram a Deviz vão igualmente apoiá-lo numa eventual candidatura às presidenciais?
• Ficou quase provado com números que nem todos membros/apoiantes que votaram na Frelimo nas últimas eleições autárquicas na Beira votaram igualmente no seu candidato Lourenço Bulha, dai acreditar-se que alguns membros/apoiantes da Frelimo preferiram apostar em Deviz Simango em detrimento do candidato do seu partido. Até que ponto apartir desse raciocínio pode se acreditar que haverão membros/apoiantes de Frelimo a apostarem em Deviz Simango e no MDM em vez da Frelimo?
Bem, vou ficar por aqui embora eu tenha muitos outros questionamentos. Que fique claro que eu quero, desejo ardentemente que o MDM seja diferente de tudo que já vimos de ruim nos partidos que existem. Desejo sim que o MDM se torne forte e capaz de se tornar a alternativa para uma possivel alternância governativa em Moçambique. Moçambique e a sua democracia precisa de algo novo e eu estou apostando em MDM. Quero muito mas sei que o meu querer não basta, não faz acontecer as coisas. Feliz ou infelizmente o não querer dos que não querem é igualmente fraco. Não é em si só capaz de determinar o curso das coisas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Caro Nelson, parabéns por todo este questionamento porque é um exercício (vulgo TPC) para todo aquele quer ardentemente que o MDM seja um sucesso e diferente no aspecto negativo dos outros partidos. Eu acho que estas e mais questões são as que cada comprometido ao projecto, isto é, ao MDM, deve procurar encontrar respostas e elas deve ser bem reflectidas.
Com este questionamento ou pontos de reflexão, apareceu-me a ideia de que o MDM precisa de comecar imediatamente com a formacão dos seus quadros.
MDM a verdadeira forca da mudanca, finalmente!
Enviar um comentário