domingo, 1 de março de 2009

Almerino Manhenje: Inocente ou Culpado?

Mariazinha quer saber se acho Manhenje culpado ou inocente. Não tenho argumentos para achá-lo uma ou outra coisa, alias essa tarefa cabe ao tribunal. Não tenho bases para estar do lado de quem o acusou de 49 crime nem do lados de quem o despronunciou de 48 dos 49 crimes, mas tenho algo por dizer em torno do assunto e ai vai:

Olha Mariazinha vamos directo ao assunto. Não tenho argumentos suficientes para responder como gostarias se Manhenje é culpado ou Inocente.
Se Manhenje é culpado ou inocente como me perguntaste, apenas o tribunal poderá “sem equivocos” dizê-lo, para tal teremos que procurar conter os nossos ânimos já exaltados, e esperarmos dolorosa e pacientemente que o processo siga os seus tramites legais.
Se contudo quiseres saber dos 48 crimes dos quais foi “felizmente” despronunciado, vamos lá falar, tem que estar no entanto bem claro que o assunto é complicado, especialmente para mim, se tiveres em conta que de leis entendo quase nada , mas tambem a gente não precisa ser perito seja lá em que for para emitir nossa opnião. É claro que é bom quando nossas opniões estão alicerçadas em conhecimentos mínimos nos assuntos em questão.
Tenho que te lembrar que quando Almerino Manhenje foi preso lá vão uns bons mêses, houveram muitas e bem diferentes reações que vale a pena tentar lembrar. Uns reagiram de forma cuidadosa, pensada e bem alicerçada enquanto que outros, fazendo uso das famosas “teorias 4x4” como o grande Patrício Langa chama à mania de ter “explicações” ou teorias para tudo incluindo o inexplicável, descarregaram oque lhes iam na alma
Os sedentos de justiça(a maioria), “festejaram” a prisão, achando-a inédita. Pela primeira vez, diziam, alguém do tamanho de Manhenje, ia a cadeia. Tal como eu(que não entendo das leis), muitos desses sedentos de justiça, não estavam nem ai para as leis. Contrariamente às decisões anteriores, confiaram dessa vez total e cegamente na decisão do Ministério Público.
Outros encontraram na prisão de Manhenje e os companheiros, um motivo para depositar mais votos de confiança em Augusto Paulino. Era segundo estes, sinais evidentes de que Augusto Paulino era a escolha certa, pois estava realmente comprometido em combater toda e qualquer falcatrua perpretada seja lá por quem fosse.
Joaquim Chissano o Ex-PR achou absurdo, um “excesso de zelo” que Manhenje tivesse que ser preso, pois segundo ele, a semelhança de Jakob Zuma, Manhenje podia e muito bem em liberdade, responder pelo que tivesse que responder. Lembrar-te que essa posição de Chissano valeu-lhe duras críticas pois houveram os que acharam que Chissanos estava a “defender” e seu ex Super ministro.
Os mais atentos, e felizmente dotados de conhecimentos de leis, chamaram atenção a quem quis ouvir, que Manhenje e os companheiros não podia nem deviam ser tratados como culpados pois o não eram até que se provasse. Ao lidar com o caso(investigar), nãose devia procurar apenas elementos que os culpabilizasse mas também os que os inocentasse. Usaram até a bem conhecida “ vale mais um criminoso solto que um inocente preso”. Quem quis ouvir ouviu.
Houveram os que movidos dum cepticismo característico, acharam que o gesto, era só para “o inglês ver”.
Olho hoje para todas essas reações e chego a triste conclusão que estavam todos, de alguma maneira certos.
Bem, Mariazinha, Manhenje foi acusado de 49 crimes pelo MP, baseando-se em argumentos que infelizmente desconheço e o Juíz Octávio Chuma baseando-se em argumentos que igualmente deconheço, não o pronunciou em 48 deles. Já que nunca cheguei a saber em que se baseiou o MP para acusar Manhenje de 49 crimes, como fico agora que igualmente não sei em que se baseou o juíz para despronunciá-lo em 48 desses crimes?
Se eu me aliar aos que "precipitadamente" dizem que o MP agiu precipitado na acusação, fico mesmo mesmo na precipitação. A procuradoria mandou prender Manhenje sem ter investigado ao fundo. Isso me assusta. Se um ex-ministro pode ser preso sem mais nem menos, coitado do pacato cidadão! Coitada sobretudo, da nossa procuradoria que a torto e direito, por tudo ou nada pode prender a quem bem lhe der na tola.
Se eu acreditar que o MP não teve materia para prender Manhenje, fico no perigoso mundo da especulação. Se Manhenje não cometeu os crimes que lhe acusaram, se não havia indícios porque o acusaram? Lhe inventaram os crimes?
Tenho que te lembrar Mariazinha que andou um tal de auditoria, “encomendada” pelo actual ministro do interior, José Pacheco, e sempre acreditei que os resultados dessa auditoria eram a base dessa história dos bliões desviados. Tenho agora que desconfiar até dessas auditorias que andam por ai.
Mariazinha é um caso complicado como já disse. No fim do dia é o sistema todo que fica “marimbado”. Me perguntaria por exemplo, se o MP sem investigar como devia acusou Manhenje de 49 crimes, porque eu devo acreditar com toda segurança que o juíz que o despronunciou dos 48 não caiu no mesmo erro a saber, não investigou como devia?
Agora Mariazinha, falta mesmo Manhenje processar aos que mancharam o seu bom nome e para tal bastava pegar a decisão do juíz. Quem sabe ai o MP aprenderia a ser mais cuidoso da próxima que tiver que acusar em quer que fosse.
Olha espero ter dito oque acho do caso. Eu vou ainda pacientemente esperar pois sei que o caso ainda vai dar muito que escrever.
Abraços.
P.s: A gripe me esta deixando. Estou a tomar uns preparos de mel que são uma maravilha.

Sem comentários: