quinta-feira, 5 de março de 2009

DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha XIII


Oi Mariazinha!
A gripe se foi. Tinha que ir.
Amanhã é Sexta feira Mariazinha, e já tenho certeza que não poderei escrever-te, por isso aproveito o breve sossego de hoje. Volto a Beira.
Olha, tenho umas novidades para ti. Arancou hoje a reunião para a constituição do MDM. Lembro-me de já ter-te falado dele. Como te disse doutra vez, se fala muito em volta desse novo partido e se fala de forma diferente. Hoje por exemplo dei-me por uns companheiros que trocavam ideias em torno do assunto. Quando assim acontece dá para perceber as tendências. Questionavam uns, porque o MDM já nasce com um líder(Deviz Simango), se não deveria o líder, ser eleito dessa tal reunião constitutiva. Outros em resposta, achavam que muitos grandes partidos nascem em volta duma figura. Achavam ainda que o facto de Deviz já ser o líder não fosse grande problema desde momento que não o fosse para todo o sempre(vitalício) isso sim. Há quem chegou ao ponto de questionar com quantos candidatos a presidência a Frelimo tem partido para suas eleições internas. Penso Mariazinha que nessa hora conta muito o consenso.
Tenho um convite para participar na tal da reunião e queria muito estar lá desde o princípio(hoje). É que não queria me limitar a ouvir de longe. Queria conhecer as pessoas que estão a frente do MDM, ler-lhes as intenções i emoções. Queria escutar-lhes os pensamentos, enfim queria estar lá para depois saber bem oque dizer acerca do MDM.
Mariazinha há ânimos exaltados demais, há quem age como que movido de um desespero que não vejo motivo. Há que espera que o MDM não vá longe. Há quem acredita piamente nesse movimento, há quem o desacredita totalmente. Há comparações com a Frelimo, Renamo, PDD e sei lá que mais.
Eu queria estar nessa reunião porque sinto que essa MDM ainda vai dar muito que falar(escrever) e vendo-lhe o embrião seria muito bom para lhe entender os passos que seguir seja lá para que direcção for.
De acordo com os estatutos Mariazinha(proposta de estatutos), “O Movimento Democrático de Moçambique é um Partido Político, de carácter permanente, constituído com objectivo fundamental de participar democraticamente na vida política do País e de concorrer para a formação e expressão da vontade política dos cidadãos, intervindo em processos eleitorais, mediante a apresentação de candidaturas próprias ou por si apoiadas.
Mariazinha, é quanto a mim, bom que o MDM não tenha os olhos postos na Frelimo nem na Renamo, mas em Moçambique(Moçambicanos), Seria pequeno demais se o sonho, como parece ser na mente de alguns apoiantes, fosse de destronar a Frelimo ou se vingar da Renamo seja lá oque isso significasse. O sonho tem que ser Moçambique. Mudar a história desse país e do seu povo sei lá oque isso significa Mariazinha. Achas que estou sonhador?
Bem deixemos isso para lá.
Outra notícia que preciso compartilhar contigo tem a ver com a suspensão de Lourenço Bulha e seu elenco e sua substituição até às eleições, por uma brigada central. Mariazinha em todos os cantos onde li a notícia não vinha expressa a razão por detrás dessa decisão. Se me perguntasse Mariazinha, eu responderia sem pensar, que se pretende “ Imprimir uma nova dinâmica”. A nova conjuntura política exige “sangue novo” e blá, blá... mas o meu lado especulador não me deixa descansado. Apesar dos erros que cometeu nas especulações anteriores ai vai ele.
Se só Bulha tivesse sido suspenso talvez não fosse coisa grande mas ele e o elenco me faz pensar que é coisa muito séria. Se torna bem seria ainda quando fico a saber que a equipa é substituida ainda que interinamente por uma brigada central e de peso. Bem, se fosse coisa pequena bem que a Frelimo não se importaria em apresentar as razões por detrás da medida, mas nessas horas toda prudência é pouca sabes Mariazinha.
Bem, vou ficar por aqui. Vai torcendo que eu possa estar na reunião do MDM nem que seja so no Sábado.
Abraços do Chitengo.
P.s: Mariazinha Morreu Nino Vieira penso que já ouviste.

3 comentários:

Bayano Valy disse...

caro nélson,
as tuas preocupações são pertinentes. mas vamos lá esperar até ao final da reunião. até tu que estás ai na beira podes arranjar-nos documentos sobre a mesma. quanto a essa coisa de lideranças podemos ver numa outra ocasião, mas o importante talvez seria discutir os porquês da emrgência de tantos partidos políticos.
abraços

Nelson disse...

Nao prometo, mas vou querer ter e compartilhar tudo que poder.
Quanto aos "porquês da emrgência de tantos partidos políticos", eu penso que o surgimento do MDM no "season" politico em que surge, pode nos fornecer algumas pistas.Eu sou preguicoso de pensar. preguicoso de pesquisar. Sou muito de 4x4 como diz o Patricio Langa.

Reflectindo disse...

Nelson, boa estada na Conferência Constituinte. Em princípio é uma boa experiência, prometo-te. Participei apenas até a conferência preparatória provincipal à conferência constitutiva da ONP, mas retenho muita memória, sobretudo, no aspecto organizacional.

Eu também não entendo do porquê há quem gostaria de pegar numa catana e cortar o MDM. Mas desconfio que sejam compatriotas que no fundo não gostam do multipartidarismo. Porém, só isso não é suficiente. Acredito que hajam mais motivos para tal e esses motivos podem ser os mais fortes que os que especulo.

Entretanto, devo dizer que desde há mais de três anos que senti que foi uma falha democrática em Mocambique o facto de ter faltado pelo menos um terceiro partido político forte em Mocambique. Na minha opinião, se existisse mais um ou dois partidos que constituissem claramente uma alternativa para os eleitores, a lideranca da Renamo nunca teria se comportado da maneira que se comportou. Por outro lado, a Frelimo nunca estaria a abusar os bens públicos como faz. Na minha opinião estes dois partidos acharam-se donos dos votos e eleitores.

Enfim...