sábado, 14 de março de 2009

Mais Uma Carta para Mariazinha: O Tempo Voltou


Olá Mariazinha!
Esta semana, por dois motivos, o tempo voltou para trás, desconta e redudância Mariazinha ok? Para frente é que o tempo não voltaria, hehehehe!
Nessa mania de querer estar informado, bem informado, leio tudo de jornal que anda por ai. Leio até o escandaloso O Público que apesar de eu já ter chamado atenção ao director, continua a fazer das suas, chegando ao ponto de fazer oque se pode considerar, “burla ao leitor”. Na edição do O País, cruzei-me com o Adelson Rafael(académico), na sua brilhante análise “custos-eficácia” em torno do HIV-SIDA. Adelson, Sony ou simplesmente Xuxa é um velho camarada dos tempo da escola. Quando corria o ano 91 formamos um grupo de seis ou simplesmente “the six” composto por Gabriel(Djilo), Azol, Calvarinho(Vavá), Livingston(eu), Adelson(Xuxa), Isabel(Inha). Era um grupo selado por uma grande amizade. Composto pelos “cérebros” da turma em diferentes disciplinas, mentes criativas e as vezes, como bem se pode imaginar, responsáveis por grandes bagunças próprias da idade. Crescemos, e o destinho se encarregou de nos separar os caminhos. Foi bom me reecontrar com o Adelson. Do O País fomos a internet e dai passamos para a Mcel. Trocamos contactos e recebi do Adelson a autorização para publicar no “nosso mundo” as suas análises.
Outro motivo que fez voltar no tempo foi o 11 de Março. Data em que cinco anos atrás partiu para sempre o meu pequeno Manuel. Um ano mais novo que eu de irmãos restava-nos muito pouco, é que a nossa irmandade era totalmente ofuscada pela profunda relacção de amizade que tinha sido edifacada ao longo dos tempo. Depois que Manuel partiu nunca consegui ter alguém com quem me podesse “despir” como podia com ele. Havia entre nós uma confiança tal que podiamos falar de tudo de forma mais crua possível. Isso me mata de saudade. Muita saudade desse miúdo, que de mais novo só tinha a idade no B.I. De mim Manuel admirava a capacidade de lidar com as pessoas nas suas mais diferentes diferenças(ooops, que repetição!) e eu admirava a sua capacidade de organização. Manuel era incrivelmente organizado. Para lhe “provocar” eu costumava dizer que “Manuel vivia adiantado”. Que saudade!
Bem o tempo não só voltou atrás. Essa semana foi também de muitas reacções em torno do MDM. Mariazinha tem gente que quer que esse partido traga mudanças em Moçambique. Tem gente que quer que ele morra antes mesmo de nascer e há muita emoção na hora de analisar as coisas. Questionei algures por exemplo se “Pondo de lado oque o MDM pode ser olhando pelas circunstancias a sua volta, alguem podia me dizer com "franqueza masculina". Oque gostariamos que o MDM fosse?
Bem Mariazinha, Deviz Simango foi à Europa “vender” o MDM e lhe “atiraram pedras”. Alguns acham que antes de ir à Europa, Simango devia ter percorrido o vasto Moçambique. Eu pelo contrário acho que pelo vasto Moçambique já estão percorrento os 60 membro do conselho nacional e os restantes delegados do MDM à Assembleia Constitutivamas enfim cada um pensa como quer não é mesmo?
Oh Mariazinha escrevo-te a escassos minuto da partida para a vila da Gorongosa. Arancou o torneio de abertura e hoje desafiaremos os rapazes da ONP depois de na semana passada termos derrotado e convencido os meninos do Estrela Vermelha por expressivas quatro bola a uma. Logo que eu poder te contarei como foi.
Abraços

2 comentários:

micas disse...

Ui! Como gostaria de saber como correu o almoço com Deviz e Moçambicanos aqui em Oeiras. Como gostaria de ter podido estar presente.Enfim, vou esperar que alguma alma caridosa me dê notícias.

Força nas canetas, vamos a ganhar esses jogos. Diverte-te amigo.

Um abraço já com cheiro de primavera

Nelson disse...

Bigada Micas.