sexta-feira, 4 de julho de 2008

DO PAIS ONDE MORO: carta para Mariazinha XIII


Olha Mariazinha.
Nao quero que comeces ciuminhos bobos. Não vá pensar que agora que troco correspondências com o Dede já não me interessa mais escrever-t, se bem que se torna bem mais interessante escrever para os dois e por razoes diferentes. A ti porque estas longe e ao Dede por tenho tido respostas.
Mariazinha estou num mar de mudancas que me assustam. Assim que poder te conto tudo, infelizmente nao posso escrever aqui porque essas nossas cartas passaram a ser lidas por mais gente e tem pessoas aquem algumas coisas simplesmente não interessa saber. Ja escrevi para outra Mariazinha porque ela que esta mais atenta que você, descobriu que andei meio sumido e quis saber o porque. Vou escrever também para o Dede. Assim que você se interessar te escrevo.
A semana começou com a expectativa da leitura da sentença do caso de Atentado a Albano Silva. A decisao do tribunal foi inesperada para alguns que como eu aprenderam que nesse nosso Moçambique tudo pode acontecer. Foi esperada por aqueles que acreditam na justiça. Enfim os reus foram ilibados depois de 8 anos presos Mariazinha. Oito anos inteirinho na cadeia por um crime que não cometeram, crime que talvez nem se quer existiu. Revoltante Mariazinha, muito revoltante. Agoira anda um lenga lenga a cerca dos casos anteriores que de alguma forma estavam ligados a esse. Anda um lenga lenga de indemnizações por ai.
Deves ja estar a saber que Mugabe ganhou as eleições com mais de 80%. Para compensar a demora verificada na primeira volta a comissão eleitoral fez questão de trazer os resultados em menos de 48 horas. Quer dizer que tendo se votado na Sexta-Feira, pelo Domingo Mugabe já era tão presidente, posse tomada e tudo, e estava prontinho para representar Zimbabwe na cimeira da U.A.tempo recorde. Nao sei oque vai acontecer daqui para frente mas pelo menos guerra já nao teremos, ou estou sendo optimista demais? Fala-se e desfala-se de Governo de unidade Nacional e não sei como vai ser.
Ai Mariazinha, anda um noticia nao confirmada que morreu o presidente da Zambia. Levy Mwanawassa um dos poucos lideres da região que sempre criticou as atrocidades levadas a cabo por Mugabe.
Voltando a noticias de casa, alguém, não sei se foste tu Mariazinha quis saber como vai o caso INSS. Não tenho la tanta certeza mas parece que ainda corre a auditoria encomendada pela Primeira Ministra que não se sentiu satisfeita com a Auditoria Administrativa que detectou as falcatruas. E por falar de dinheiros tem um banco novo em Mocambique o Mozbanco e que embora tão novo já foi alvo de uma tentativa de assalto e parece que foi bem a luz do dia Mariazinha que os bandidos ou queriam testar o sistema de segurança ou desencorajar a existência do banco, olha eu com minhas teorias conspiratórias!
Mariazinha vou ficar por aqui
Deixemos o resto para a próxima semana.

Abraços com sabor de indico

Nelson

1 comentário:

micas disse...

Nelson amigo,

Obrigada pela amizade e confiança.

Sabes que és um "sortudo"? É!!!!

Com mais que uma Mariazinha....

Quanto às notícias que me dás e sabendo tu que estou muito longe para acompanhar umas quantas, sempre te digo qua a verdade pode tardar mas sempre chega. Se uma injustiça foi cometida no caso de Albano Silva, agora a sociedade tem mais do que o dever a obrigação de reparar os danos possíveis ainda que os morais sejam irreparáveis.

Sobre Mugabe não vou falar. Muito se tem escrito sobre o assunto e a revolta que sinto bem cá no fundo é grande demais para dizer o que sinto. O cinismo que tem havido sobre este assunto é revoltante.Cinismo que vai desde os países ocidentais aos africanos. Aqui e como em qualquer outra situação há honrosas excepções.

Espero bem que as notícias sobre o Presidente da Zâmbia não tenham passado de um terrível equívoco.Já li e ouvi desmentidos à sua morte.

Amigo, que tenhas um excelente fim-de-semana, cheio de muito sol e paz e vai te preparando para esta nova etapa que vai ser linda!

Um abraço