quarta-feira, 30 de abril de 2008

SÓ A MERCADORIA ANGOLANA FOI DESCARREGADA: Quem me garante?

A notícia de que o navio chinês carregando armas para o Zimbabwe tinha sido autorizado a entrar num porto angolano sob pretexto de descarregar a mercadoria angolana que o navio continha, me deixou "com uma pulga atrás da orelha" como dizem os "brazucas". É que nunca antes se tinha falado(eu não li/ouvi em nenhuma parte) de que para além das 77 toneladas de armamento para Zimbabwe que segundo Mbeki "está num processo normal", o navio trazia algum "goods" para os mangolês. E mesmo quando começou a se falar da tal mercadoria nunca se chegou a saber de que se tratava, não se chegou a descrevê-la por exemplo, com a mesma rigorosidade com que se descrevia o armamento pertencente à Mugabe. Quem me ajuda a dizer do que se trata. E porque no mesmo navio? Porque não foi o navio directo para Luanda? Porque é que a mercadoria Angolana teria que passar por África do sul? Porque não se falou dessa mercadoria angolana no porto sul africano?
As minhas desconfianças só crescem quando leio o secretismo com que o descarregamento está envolvido. Dada as circunstâncias, o governo angolano devia ser o mais transparente possível nesse caso. Convidadasse e exigisse a imprensa por exemplo a fazer uma cobertura bem feita do processo do descarregamento para deixar bem claro para todo desconfiado como eu, que não se trata de dar uma "ajudazinha" ao camarada Mugabe como se pode pensar. Que ficasse bem claro que no solo Angolano só foi descarregado oque era para Angola e não tinha nada a ver com armas, caso contrário, os "cépticos" dos quais faço parte, continuaram pensando mal de engenheiro Zedu e sua MPLA e motivos para tal não nos faltarão.
Enquanto isso os resultados continuam por sair.A recontagem provou a victória do MDC e há que quis usar isso como prova de a ZEC não é um "pau mandado". Para mim é tudo fantochada como diz o "tio Dhlakama"

3 comentários:

Ivone Soares disse...

Alô Nelson, quando diziam que o navio estava de regresso a China, eu levantei as mesmas dúvidas. Quem me garantia isso? E vejo que estava certa, afinal está em terras africanas como presumi. E quem nos garante que as armas não chegarão ao Zimbabwe? Esta coisa do navio que vem e vai é história pras crianças dormirem.

Nelson disse...

É isso ai Ivone imagine só. Li na BBC que está um secretismos dos diabos o descarregamento da tal mercadoria Angolana. Queria acreditar. Queria que fosse verdade

Reflectindo disse...

Nem os angolanos aceitam essa história. Mas o que era essa mercadoria angolana? Armas? De facto quem desconfia em África é quem ganha a razão.
Seja como for, com eleicões a se realizarem em Angola, o Zedu precisa de muitas armas. São coisas do clube