quarta-feira, 9 de abril de 2008

De volta à blogsfera: O berço da Especulação

Meu mundo ficou quase parado por alguns dias , mas a vida essa continua frenética e como. pPor um lado foi a falta de generosidade das minhas obrigações académicas. Ainda tenho que me ajustar. Tenho que reestruturar o meu "daily schedule" redistribuir as 24 horas que tenho disponível por dia, e não tem sido coisa muito fácil. Mas estou de volta.
Durante a ausência muitos assuntos interessantes desfilaram a blogosfera. Cá dentro o caso Ziqo teve o seu destaque , e lá fora as eleições Zimbabweanas foram com certeza as que mais atenção atraíram.
Observando num cantinho tenho para comigo que há em nós(humanos) um gostinho de darmos espaço à especulação. Me lembro do caso PGR que mofou num silêncio quase ropositado enquanto "as direitas e as esquerdas" se degladiavam. Nós cá na rua íamos inventando hipóteses. Nasciam assim críticos e críticos dos críticos. Os que conheciam a verdade, por alguma "boa razão" se remeteram a silêncio, e guardavam verdade para si mesmos, para a revelar no momento certo ou simplesmente para dar espaço à especulações.
Vi isso repetido no caso Ziqo. Levou tempo para que Ziqo se explicasse. Foi aliás necessário que lhe levassem à PIC quando podia muito bem ter chamado a imprensa e se explicado assim que tomou conhecimento da circulação do vídeo. Outro exemplo é o da Cotonete que veio "propalar" que a PGR procurou Azagaia. Sei que a Cotonete podia muito bem contactar Azagaia e saber a razão de lhe terem procurado, antes de vir ao público e incendiar a imaginação dos moçambicanos. Se não pode fazer antes, podia fazê-lo imediatamente depois.
E antes que os sul africanos me associem ao ocidente, me achem fabricante de teorias de conspiração, deixem-me terminar com o Zimbabwe. Não foi estranha a demora do anúncio dos resultados das eleições presidenciais? Dada a importância e todas as circunstâncias envolvidas não devia ter existido a preocupação de anunciar os resultados o mais breve possível? Evitando-se assim qualquer especulação?
Em todos esses casos, razões e boas devem com certeza ter existirdo. Mas silêncio longo demais não faz mas nada senão gerar perguntas. Enquanto as pessoas indicadas não nos providenciarem respostas certas, nós, seres criativos que somos inventamos algumas(erradas se for necessário).

Sem comentários: