quinta-feira, 24 de abril de 2008

UM DIA O ZIMBABWE AINDA ESTARÁ EM CRISE

Essa postagem vem a propósito do recente encontro entre o presidente elito do Zimbabwe como Morgan Tsvangirai tem estado a ser chamado e o chefe do estado moçambicano Armando Emilio Guebuza. Li a dias o semanário Domingo que usando o jeito de Paul Fauvet que anda classificando os semanários, eu o considero pro governamental que "diplomacia de trobone não era o "jeito da SADC". Lê-se essas coisas e ouvesse o eco de Thabo Mbeki. "oque esta acontecer no Zimbabwe é um processo normal".
Queria acreditar que o recente encontro produzirá grande resultados. Queria acreditar que Guebuza, Chissano farão tudo oque podem para forçar Mugabe a sair do poder.
Gente Mugabe está velho. Chego até a duvidar da sua sanidade mental. Alguém em perfeito juízo não insistiria no poder como ele parece fazer.
O povo morrendo de fome e Mugabe manda vir nada mais nada menos que 77 toneladas de armamento. Isso chama-se crise meus companheiros. Crise em fermentação. E não precisa ser um grande analista político para perceber isso. Oque faz Mugabe pensar que a segurança é prioridade nesse momento?
Me perguntava noutro dia quantos zimbabweanos mais tem de estar desempregados, quantos tem de deixar o país alguns deles ilegalmente, quantos temde andar nas ruas a vender tudo a todos, quantas mães, filhas zimbabweanas tem de virar prostitutas nas ruas das cidades vizinhas, quanto é que a inflação tem que atingir, quanto tempo mais sem se saber os resultados das eleições para deixarmos de lados as nossas arrogâncias, nossa camaradagem e confessarmos que há crise no Zimbabwe?
Não o desejo, mas deixando as coisas como estão, não tardará lá muito a chegarmos lá.E chegando só será por não termos sido suficientemente humildes e prudentes afinal "a cobra se mata quando pequena" ou melhor "é de pequeno que se torce o pepino"

Sem comentários: