domingo, 13 de abril de 2008

RESULTADO DA GRANDE CIMEIRA


O presidente zambiano na qualidade de presidente em exercício da SADC convidou os chefes de estados membros para um cimeira extraordinária onde se discutisse a "crise" política no Zimbabwe. Já tinha apresentado meu cepticismo em relação à tal cimeira. Por detrás desse meu sentimento estava o crónico desinteresse da SADC se envolver no caso Zimbabweano. Sempre houve uma clara relutância em criticar as politicas que Mugabe ia reintroduzindo no país. Na hora de achar um culpado se apontava para G.Bretanha. Muitos estadistas incluindo o nosso já haviam dito que não se podia "intrometer" nos problemas internos do Zimbabwe. Outros defendiam oque se chamou de "diplomacia silenciosa", enfim, esses e outros factores me fizeram acreditar que a cimeira era para apenas ilibar a SADC no caso de algo pior acontecer. Teremos que lembrar que a SADC fez algo, se reuniu numa cimeira de emergência.
As minhas suspeitas quanto a falta de seriedade da cimeira e da SADC, foram confirmadas pelas declarações do presidente Sul africano para quem "oque se passa no Zimbabwe é um processo normal" e não uma crise. Já perguntei porque um processo eleitoral normal exige uma cimeira extraordinária da SADC.
Hoje encontrei aqui as declarações da cimeira:

  • Zimbabwe's election commission to speedily verify and publish the election results;
  • all parties to accept the results;
  • and for South African President Thabo Mbeki to continue his role as SADC's "facilitator on Zimbabwe".
Diante dessas declarações há que questionar:
-Se o rápido anúncio das resultados depende apenas da ZEC?
-Porque os resultados não havia ainda sidos anunciados?
-Oque aconteceu às urnas durante esse tempinho todo?
-Que resultados devem ser aceites por todos os partidos?
- Não interessa a natureza desses resultados?
-Oque Thabo Mbeki tem de fazer de concreto?
-Como de forma prática garantir que os resultados sejam aceites?

Em fim, essas e muitas questões se levantam em trono dessa cimeira que provando o meu cepticismo anterior não parece ter produzido grandes resultados aliás se estamos diante dum processo eleitoral normal tal como disse Mbeki o grande "SADC's "facilitator on Zimbabwe" nem havia nada por discutir muito menos resultados por esperar. Me iludi fui eu que esperei algo sério.

Imagem tirada daqui

2 comentários:

Reflectindo disse...

Eu sabia que eras mais céptico que quem acreditava que a Cimeira iria produzir algo útil para os nossos irmãos Zimbabweanos. O clube nunca vai deixar o seu membro a cair. Eu chamo por uma sociedade civil mais activa na região. Uma sociedade civil da região a fazer pressão aos governos talvez pudesse dar efeitos.

Anónimo disse...

As declarações no protocolo da cimeira extraordinária da SADC são exigências cosméticas. Uma verdadeira traição a vontade do Povo de Zimbabué, o que já tem decidido. Contra fome! Contra miséria, e contra Mugabe! Por trás das fórmulas vazias do protocolo se esconde nada mais do que uma manobra dos “muito bons amigos” (palavras usadas pelo tirano Mugabe) por transformar a água das presidências em vinho, o que lamentavelmente parece funcionar. O preço económico e social por isso vai pagar o reste da Africa Austral! Com centenas de milhares de refugiados e deslocados. Mas isso “é perfeitamente normal”, como o nosso “Querido Líder” costuma dizer.

Um abraço
Oxalá