quinta-feira, 10 de abril de 2008

CIMEIRA DE EMERGÊNCIA DA SADC PARA DISCUTIR A CRISE POLÍTICA DO ZIMBABWE: Oque se pode esperar?


Os chefes de estado e de governo dos países da África Austral vão se reunir no próximo
Sábado para debater a crise política do Zimbabwe. Ainda ontem me perguntava quando é que os problemas do Zimbabwe passariam a ser vistos como da região.
O que se chama crise aqui parece ser gerado por essa demora no anúncio dos resultados das presidenciais, demora que deixa espaço para darmos asas à imaginação e criarmos hipóteses. Me parece que desta vez apesar de todos os esforços contrários, a vontade do povo se fez ouvir. Mugabe devia aceitar os resultados para o bem dos zimbabweanos e abandonar o poder com mínimo de dignidade.
Enquanto os resultados não são anunciados, exige-se a recontagem dos votos para reverter a derrota nas legislativas, criam-se condições para uma segunda volta nas presidenciais, vão se vivendo momentos tensos. Reportam-se casos de violência perpretados por membros, apoiantes da ZANU-PF contra alvos do MDC obviamente para amentrontá-los e quiça fazê-los mudar a intenção de voto no caso de haver realmente um segunda volta. Que jogadas Mugabe deve estar a preparar? Que alianças deve estar a estabelecer? Oque os lideres da SADC acham de tudo isso?
Voltando para questão dessa cimeira de emergência tenho o direito de olhar para ela com um mínimo de cepticismo. Depois da famosa diplomacia silenciosa, relutância por parte dos chefes dos estados membros da SADC em criticar publicamente Mugabe, pode-se sim esperar muito pouco dessa cimeira. Me lembro como Moçambique e Angola(Responsável pela estabilidade regional) vetaram contra a iniciativa de Mbeki de reunir Mugabe e Tsvangirai a quando da realização da cimeira da união africana.
Depois terem culpado o ocidente, Grã Bretanha em particular pela situação do Zimbabwe, oque dirão os membros da SADC? Aquem será atribuída a responsabilidade pelo estado das coisas? A Mugabe ou Tsvangirai? Como é que os membros da SADC vão encarar o MDC que provavelmente é vista por muitos estadistas, com os olhos das oposições do seus próprios países? Se Armando Guebuza pela simpatia que tem por Mugabe olha para o MDC como olha para Renamo e José Eduardo dos Santos como olha para Unita, só para mencionar alguns exemplos.
Oque significa essa derrota de Mugabe para os membros da SADC? Essas e muitas outras questões serão de extrema importância nessa tal cimeira. Que esteja realmente em jogo a questão de estabilidade regional, o bem estar do povo zimbabweano e se deixem de lado todos os paternalismos, simpatias históricas que com certeza estiveram na origem do silêncio cúmplice que se tem verificado em torno do caso Zimbabwe. Vamos esperar para ver. Vamos ver para crer que vale a pena realmente ter essas organizações do estilo SADC, CEDAO em companhia.

7 comentários:

Reflectindo disse...

Caro amigo Nelson
Que SADC tenha convocado uma cimeira é de elogiar porque permite-nos ouvir o clube em discurso directo. Porém, sou muito céptico como tu és. Lembro-me do que aconteceu em Marco do ano passado quando o regime mandou amachucar o presidente eleito pelos zimbaweanos, Morgan Tsvangirai, (o resto são tretas, pois como disse Desmond Tutu se Mugabe tivesse vencido teriamos o visto a jubilar) o clube foi para Dar-es-Salam. Antes da cimeira o Presidente zambiano tinha uma posicão de louvar, mas chegado em Tanzania virou a favor do Mugabe. Ora nessa cimeira estará o tirano Mugabe a falar e não o presidente eleito Tsvangirai. Comeco a receiar que os membros do clube vão lá para empossar o Mugabe.
Mas a ver vamos.

Nelson disse...

Para mim tudo depende de como a "crise" é vista. Oque é que está sendo considerado crise? A demora no anúncio dos resultados? A violência que os membros do MDC estão sendo vítimas? A "aparente" resistência de Mugabe... Quem seria o culpado de cada um desses factores? Qual seria a solução? Até que ponto Mugabe está disposto a deixar o poder? A quem? Enfim...é de se estar céptico mesmo...

Reflectindo disse...

Aí está está a principal questão, Nelson. Isso que me faz duvidar da accão de SADC. Ela não estará a fazer um jogo de fecha a cara?

Nelson disse...

Preciso entender oque a SADC vê como crise aqui. Não vão me dizer por exemplo que de um momento para o outro o bem estar "povo Zimbabweano" passou a preocupar a SADC. Faz tempo que esse povo sofre. Que sua mulheres se prostutuem nos países visinhos. Faz tempo que se chama pela intervenção da SADC. Faz tempo que reclama, critica o silêncio cumplice. Vão agora os membros da SADC criticar Mugabe pelo estado em que ele deixou o país? Vão eles transferir a culpa que punham em Brown e coloca-la agora em Mugabe? Vão aconselhar o velho camarada a reconhecer que infelizmente dessa vez deu-se mal. Vão procurar saber a razão dos resultados não serem anunciados? Vão discutir a crise sim, mas que crise?
Como a Zenaida disse lá na "minha voz", se Mugabe tivesse ganho essas eleições, mesmo que de forma fraudulenta já teria festejado. A história de recontagem dos votos e ou segunda volta não passa disso HISTÓRIA.

Reflectindo disse...

Obrigado Nelson por todo o questionamento que nos obriga a reflectir. Amanhã acordamos cedo e por todos os meus acompanhamos o que vai se dizer em Lusaka. Mas já duvido se não será em portas fechadas.

Nelson disse...

É muita cobardia se for a portas fechadas. Não há nada que se tenha que esconder nessa cimeira. Ou há?
Ha-de ser que o "club" não queira que o munda saiba que estão escudando o camarada. Que o mundo saiba quem é quem e quem está do lado de quem. Já leste caro Reflectindo a mensagem apresentada por Manuel de Araújo na AR? Muito interessante. Vamos esperar para ver. Espero que os resultados da cimeira não tenham o mesmo destino que os das eleições presidenciais. Espero que não seja necessário uma outra cimeira para sabermos oque se discutiu na de amanhã. Espero...

Reflectindo disse...

Obrigado pela alerta, Nelson. Francamente dizendo, eu não havia lido a excelente mensagem do Manuel do Araújo que tira dúvidas quanto ao pronunciamento da oposicão em relacão à crise do Zimbabwe.
Por acaso, interessa-me em saber se alguém viu a ele lendo a mensagem e observou o ambiente da Assembleia da República, isto é como foi a manifestacão de apoio a esta mocão?
Manuel Araújo apresentou uma mensagem em nome do povo mocambicano e em apoio ao povo zimbabweano. E o que diz a outra bancada ou como diria se tivesse uma mensagem a apresentar? É aqui onde a situacão é complicada. O discurso do Manuel de Araújo diz-nos que precisamos de alguma coisa que pareca a parlamento na SADC, sociedade civil regional em solidariedade. Vejam, que comecei a questionar sobre quem foram os milhares de mocambicanos que uma vez manifestaram-se nas ruas de Maputo contra a invasão americana aos talibãs. Porquê não há agora manifestacão contra o tirano Mugabe?