quinta-feira, 13 de março de 2008

O PAÍS ONDE MORO:carta para Mariazinha III



Oh Mariazinha, me orgulho demais por não ter falhado a sexta do combinado. Já disse que agora escrevo também para outra e há que guardar a palavra pelo menos quando se pode.
Ah Mariazinha o meu país está cheio de noticias. Tenho que começar por dizer que os deuses não ouviram o teu pedido. Se ouviram então não obedeceram. O "Jokwe" passou sim por aqui depois de ter estado na ilha. Destruiu "aquilo que é tão difícil o Homem construir" e até levou vidas consigo. Me disseram que foram cerca de 7 mortos, 6 feridos milhares de casas destruídas e centenas de embarcações. Olha a pobreza sendo aumentada ao já pobre povo das zonas costeiras que vivem do mar.
Mariazinha a noticia da semana foi com certeza a "vassourada" como costumam chamar por aqui, o meu presidente deu em quatro dos seus ministros. Entre as vítimas se encontra o dono dos barulhos de 5 de Fevereiro e tenho quase certeza que se é que tinha já outros pecados, a forma como geriu a "confusão" dos chapas foi a gota que fez transbordar o copo. Outros lesados foram os seguintes:
O ministro do Meio ambiente, que como dizem os entendidos, de ambiente entendia pouco ou nada. Aliás uma das características básicas dos ministros do meu país é não serem especialistas das áreas que dirigem. Contam- pelos dedos os ministros especializados nas áreas que dirigem entre os quais se destaca o ministro da Saúde, defesa, justiça, ciência e tecnologia e outros poucos. Os outros foram escolhidos por qualquer outra razão menos competência técnica.
A ministra da Justiça deve ter sido "vingada" por ter deixado que o presidente tivesse cometido aquelas histórias todas de inconstitucionalidadese que a rapaziada da Renamo não deixou passar. E por falar dessa rapaziada ainda te conto oque estão preparando.
A ministra dos negócios estrangeiros passou para o ambiente e dizem que foi porque a imagem de Moçambique lá fora caiu bastante e deve ser por culpa dela. Mas eu Mariazinha penso que a imagem que Moçambique havia colocado "no lá fora" tinha muito a ver com o desempenho do ex PR que como sabemos todos, era e ainda é um grande diplomata, um "lobista nato".
A forma apresada como tudo se fez deixou a muitos, muito assustados. Foi rápido demais. Os visados não foram avisados e alguns se encontravam em pleno exercício quando tomaram conhecimento.
Oh antes que me esqueça, falei da rapaziada da Renamo, é isso sim Mariazinha, quando pensávamos que o caso do PGR estava finalmente enterrado, para esses perdizes não está não. Tem uns artigos que estão usando e querem levar o PGR à uma reforma compulsiva, sei lá se é assim que se diz.
Mariazinha não deixar de mencionar algumas bem soltas. Dhlakama confiando agora e muito em Deus para responder as preces pela vitória eleitoral. Manuel Tomé trazendo incoerência de Nampula ou sendo mais exacto dos Municípios geridos pela Renamo. É que se esqueceu ele que a Educação saúde e segurança pública não é responsabilidade do município mas do governo. Os EUA voltaram a dizer algo sobre a situação dos Direitos Humanos em Moçambique. A polícia na mira.
Olha o país vai assim, assim. Madjermanes querem oque é deles. Bem poucos transportadores estão se beneficiando das compensações... enfim uma autêntica marambenta.
Mariazinha deixe-me ficar por aqui.
Um abraço forte do lado de cá.

P.s: Logo logo te mando o endereço para o meu cantinho de estudante. Vou chamá-lo "diário do estudante" e especialmente para a vida que vivo naquele mundo no espaço de tempo que vai das 18.15 às 22.25 de segunda à sexta.

1 comentário:

micas disse...

É bom chegar a sexta feira, também por saber que recebo as tuas cartas.

Vamos ao princípio. O ciclone foi devastador como tenho lido e como já vi deste lado do atlântico algumas imagens.Moma, quase destruída.Será de facto assim? a terra onde viu esta menina crescer...dói! dói muito.

Sabes amigo? alguns acreditarão que o ciclone não é mais do que as vozes dos Deuses enfurecidos. Não o creio. Se não seriam atingidos só os pecadores( políticos e não só que se esquecem tão amiúde do que quer dizer:povo, justiça, solidareiedade, etc).

Quanto às reformas ministeriais, vou tentar pensar que elas foram justas e que a mudança de nomes e rostos, não será só uma alteração cosmética.Acreditemos, pois!

Deixa-me aproveitar para desabafar também um pouco. Deste lado do mar as coisas não vão bem também.O descontentamento é grande. Hospitais que fecham,desemprego a crescer a idade da reforma a aumentar, professores de luto( ouviste falar da manifestação de mais de 100 mil professores?).

Sabes, a coisa aqui tá a ficar de facto muito complicada.

Vamos esperar que as tuas notícias começem a melhorar.Só podem melhorar, tenhamos esperança.

Um abração

PS- amigo vou ficar à espera do endereço do teu outro cantinho, mas vê lá...que os teus estudos não saiam prejudicados( ehehehe, parece a voz de mamana falando...)