sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A RELATIVIDADE DO ESTADO DA NAÇÃO

À luz do preceituado na alínea b do Artigo 159 da CRM, o presidente da república foi ontem ao parlamento dar o informe sobre o estado geral da nação que segundo ele é BOM. Das reações que a seguir se fizeram ouvir, deu para perceber que alguns quadrantes da sociedade esperavam que o presidente dissessse que o estado da nação não é bom, ou que no mínimo fizesse menção clara e ou detalhada de aspectos “não bons” do estado “bom” da nação. Uns falaram das generalizadas incostitucionalidades que se assistiram ao longo do ano, outros apontaram a criminalidade, corrupção que se fala e nunca trás rosto(de peixe graúdo), violação dos direitos humanos entre outros aspectos que no seu entender macham o estado bom de qualquer nação. Uns defendem que o informe espelha a realidade, cobre o Moçambique real, outros que não trás de novo em relação aos informes passados. Há divergências. Muitas divergências. Divergências que me fizeram questionar. Como pode o estado da nação ser “bom” e “não bom” no mesmo espaço de tempo? Depende do ponto de vista, pensei eu, depende do conceito “estado bom” “estado não bom”, depende do ponto de observação(plateia ou pódio). É claro que deviam existir pontos comuns em que despindo-se de qualquer outras razões secundárias e pondo de lado as nossas diferenças socio económicas e políticas, olhassemos a nação do mesmo ponto de observação, analisassemos o seu estado fazendo uso dos mesmo conceitos/critérios e com o mesmo objectivo( bem estar de Moçambique/Moçambicanos).

O estado da nação não devia ser relativo como me parece. Não devia ser visto na óptica da “cada qual por si Deus para todos”.

3 comentários:

Bayano Valy disse...

A propósito do bom e mau, tenho que se faça uma reflexão da frase o "Estado da Nação é Bom" em moldes comparativos, ie, se há 10 anos atrás o Estado de Nação estava bom, como é que se pode classificar esse bom? bom menos? bom suficiente? bom mais? bom excelente? penso que nós eramos em não graduar os níveis de bom.
um abraço

Nelson disse...

Obrigado pela comentário...
Diante de tanta relatividade, deviamos realmente quantificar o "estado da nação é bom"

Anónimo disse...

para mim defacto o estado da nacao nunca foi bom,pois a pobreza ainda continua em alta na populacao enquanto k os governantes continuam a erikecer, e o vencimento minimo nem da para comprar um cabaz completo para 30dias. cmo pode se dizer k tamos bem se todos dias ha matancas por ai, xtao bem todos k tao no governo ou akeles k ocupam cargos nas grandes empresas. Senhores o xtado da nacao para o pacato cidadao ainda ta muito longe de ser bom.