terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Linchando o linchamento...


Vou juntar pedras e paus
Ferro, fogo e tudo que mata
Vou juntar homens e mulheres
Crianças e velhos
Almas como minha que odeiam o linchamento
Vou juntar gente farta de letras
Ou na pobreza absoluta

E vamos nos ajuntar
E vamos rodear o linchamento
Podemos até correr antes
Persegui-lo aonde for se esconder.
Sei que todos juntos não vai ter como escapar.

E vamos pensar juntos
Sem pressa, sem sangue nos fervendo nas veias
Oque fazemos com o linchamento
Escapar não deixaremos não
Logo agora que o temos na mão

Pode levar tempo
Passaremos dias e meses
Anos e tempos
Sentados a volta dos nossos saberes
Lutando contra nós mesmos
Mas eu sei que saberemos mas tarde
Que precisamos linchar o linchamento

...

...ACHO DESUMANO DEMAIS ESSE NEGÓCIO DE LINCHAR SEJA LÁ QUEM FOR. É QUE TIRAMOS A VIDA DE ALGUÉM (DE FORMA MAIS DESUMANA) E POR TÃO POUCO. HÁ-DE SER QUE O FULANO É LADRÃO SIM. QUE NOS ROUBOU SIM. MAS CONTINUA SENDO DESUMANO QUE NOSSA HUMANIDADE NÃO ENCONTRE FORMA MAIS HUMANA DE RESOLVER UM PROBLEMA HUMANO COMO ESSE. DESSA VEZ NÃO VOU EM BUSCA DE CULPADOS MAS VOU CONTRA ESSA PRÁTICA. NÃO É ACEITÁVEL QUE MOMENTANEAMENTE, EMBRIAGADOS PELA "SEDE DE JUSTIÇA" DEIXEMOS DE LADO TODOS OS OUTROS VALORES E NOS TRANSFORMEMOS EM ASSASSINOS. POLICIA, GOVERNO EU E SEJA LÁ QUE FOR O CULPADO MAS ISSO TEM QUE TER FIM.

8 comentários:

ximbitane disse...

O titulo do post é deveras sugestivo. Subentendo que linchar o linchamento significa eliminar ideias e actos violentos que tornam que os faz ou torna assassinos ou criminosos acobertos pela capa da liberdade!!!

Também sou contra o linchamento ou qualquer outra forma de violencia imanada sobre quem, até prova em contrario, tenha cometido nao importa a vergadura do crime.

Sou pela reclusao, mas uma reclusao que forma e nao a que deforma!!!

Nelson disse...

Brigada Chimbitane pelo "input" então já te juntei à multidão que ruidosa grita com pedras paus fogo e tudo que mata...já te juntei aos linchadores de linchamentos...

Bayano Valy disse...

O fenómeno de linchamentos exige de todos nós muita abstração e enorme capacidade de compreensão porque senão nunca poderemos chegar às suas causas reais. Só em jeito de provocação: a vingança não é humana? a justiça em nome do governo não é vingança? porquê é que na incapacidade do Estado fornecer segurança o povo não pode fazer justiça (vingança) pelas suas próprias mãos?

Ivone Soares disse...

Bravooooo.

Nelson disse...

"a vingança não é humana? a justiça em nome do governo não é vingança? porquê é que na incapacidade do Estado fornecer segurança o povo não pode fazer justiça (vingança) pelas suas próprias mãos?"

Brigada pelos "comments" e pela provocação. Eis alguns questionamentos:

A vingança é humana no sentido de fazer parte do cerne do homem mas não é uma atitude louvável no seu todo. Me preocupo com a quantificação da vingança comparativamente aos actos vingados.
Justiça em nome dos governo. Vingamos os actos dos linchados ou a incapicidade do estado em nos proporcionar segurança? Como vingamos o estado se as consequências recaem directamente sobre os linchados e não o estado?
Até que ponto a justiça por próprias mãos é justa?

Abraços

P.s: Confira aqui no meu mundo a carta duma alma linchada...

Reflectindo disse...

A situacão é melindrosa a ponto de não sabermos o que de facto dizer. Como podemos sair dos linchamentos? É possível sair deles sem responsabilidade ou responsabilizacão? Eu penso que não. Seja como for penso que há que admitir que tudo acontece porque há sentimento de que alguém não cumpre a sua missão e esse é o governo que não está a fortalecer o Estado, fortalecendo o aparelho judiciário e os agentes da lei e ordem. Enquanto estas instituicões não comprirem a sua missão com imparcialdade e como mesmo estatais, não ganharão nunca confianca da populacão e daí linchamentos.

Mas o seu apelo, Nelson, é excelente. Precisamos todos nós de uma reflexão profunda.

zlv disse...

BOA DICA... PAZ E AMOR

zlv disse...

boas dicas