quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A INJUSTIÇA DA JUSTIÇA POR LINCHAMENTO (carta de uma alma linchada)


Mundo dos mortos, Dezembro de 2007

Queridos vivos...
Queridos não porque realmente o são
Pelo menos nem todos
Mas dizem que a morte
Tem a magia de reconciliar
Queridos linchadores

Queridos...
Escrevo-vos daqui do outro lado
Lado para onde me mandastes
Naquela madrugada de esquecer
Madrugada de nunca esquecer

Queridos...
Tudo começou
Quando alguém gritou
Mbavaaaaa...
Começou e não terminou
Terminou quando eu terminei

Queridos...
Queria saber oque significa Mbava
Queria saber porque me bateram
Com paus e pedras
Porque me bateram com a morte
Queria saber porque terminaram comigo

Queridos...
Queria saber donde vos vinha aquela fúria
Se ninguém me conhecia
Até crianças e crianças
Vocês respiravam ódio contra mim

Queridos...
Queria mas não me deixaram falar
Não me deixaram explicar
Ninguém me ouviu
Oque todos queriam
Era acabar comigo

No dia seguinte
Os jornais falavam de mim
Mas pouco ou nada sabiam
Nem meu nome vinha no jornal
Usavam o termo "presumível ladrão"
E as vezes " indiciado a roubo"
Que raiva tenho agora
Me mandaram pra cá só por presunção?
Indícios que ninguém pode provar?

Queridos...
Se me deixassem falar
Saberiam donde vinha àquela hora
Saberiam porque eu corria
Eu lhes diria, queridos
Que a vida de minha amada mulher(agora viúva)
E meu primogénito por nascer(agora órfão)
Dependiam do meu correr
Mas ninguém me deixou falar
Ninguém me deixou explicar
Esvaziar o desespero
Dum marido no desesperado
Pelo pela ansiedade de ser pai
E pela primeira vez
Queridos...
De Mbava eu não tinha nada

Queridos...
Eu quase sei
Que pais e mães como alguns sois
Maridos e esposas
Saberiam me entender

Queridos...
Queria voltar para esse lado
E esfregar-vos na cara
A crueldade com que me tratastes
Queria linchar-vos
Não por presumir que fostes injustos comigo
Não por indícios

Mas mesmo que eu voltasse
Teria que escutar-vos
Ai vocês se explicariam
Coisa que não me deixaram fazer
E não vos lincharia...

Nelson Livingston

O FENÓMENO LINCHAMENTO CONTINUA ME PREOCUPANDO. ONTEM FOI REPORTADO MAIS UM CASO NO BAIRRO DE INHAMIZUA (CIDADE DA BEIRA) E SEGUNDO O DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE TRATA-SE DO DÉCIMO NONO CASO DESDE QUE ESSE FENÓMENO SURGIU.
NÃO DETENHO SABER ALGUM REFERENTE ÀS DINÂMICAS INTRÍNSECAS DA SOCIEDADE. QUERIA PODER ME DISPOR DAS FERRAMENTAS QUE OS CIENTISTAS SOCIAIS POSSUEM, E COM AS QUAIS DISSECARIA ESSE FENÓMENO. MAS COMO SE DIZ POR AI "CADA UM LUTA COM AS ARMAS QUE TEM" OU MELHOR AINDA " QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO", NÃO ME VOU REMETER A UM SILÊNCIO CONFORMISTA ALEGANDO NÃO SER SOCIÓLOGO. VIVO NESSA SOCIEDADE E HÁ QUE ME PREOCUPAR. HÁ QUE QUESTIONAR AQUI E ALI. HÁ QUE NÃO SIMPLESMENTE JOGAR CULPAS.
ONTEM PERGUNTEI À QUATRO AMIGOS SE TERIAM CORAGEM DE MATAR ALGUÉM. DOIS DISSERAM QUE NÃO TERIAM NUNCA. UM DISSE QUE SE ALGUÉM TIRASSE A VIDA DUMA PESSOA AMADA TERIA CORAGEM DE SE VINGAR MATANDO. O ÚLTIMO DISSE QUE SOZINHO NÃO TERIA CORAGEM MAS NUM GRUPO PODIA MUITO BEM MATAR.
ESSE ME PARECEU SER UM DOS ELEMENTO A CONSIDERAR NOS LINCHAMENTOS. A IRA COMUM (JUSTIFICADA OU NÃO) ESTIMULA OS LINCHADORES...

2 comentários:

Magus DeLirio disse...

Cheguei via CS. Prometo voltar pra te visitar com mais vagar. Nice blog!

Tamusjuntus!

Nelson disse...

Brigado Magus.... fico esperando tuas visitas....
Abraços....