segunda-feira, 23 de junho de 2008

TVM: "quem te conhece não te esquece jamais"


Li aqui um extenso relato do que recentemente se passou com o musico Azagaia tudo relacionado ao programa televisivo Moçambique em Concerto. Me lembrei que depois de Doppaz ter dito numa das edições do programa, que não tirava chapéu para Azagaia e alguem ter "exigido" ao apresentador para dar uma oportunidade de Azagaia estar no programa, Gabriel Júnior prometera convidar Azagaia para o seu programa, penso que foi por isso que o fez.
Azagaia diz que
Gabriel Júnior, dirigiu-se a ele "muito amavelmente " , diz que se espantou pelo convite e apresenta as razoes: "eu e o Estado Moçambicano não morremos de amores um pelo outro (a nossa novela já vai a muitos capítulos) e a TVM é um canal controlado pelo estado". Se se tratava duma mera insinuação, uma especulação, ficou claramente provado nesse recente incidente que a TVM e Azagaia não "cabem no mesmo prato".
Azagaia achou interessante que Gabriel não tivesse procurado "fazer-lhe a cabeça" . Segundo Júnior a imagem de Azagaia iria dividir as opiniões dos telespectadores e ele chama isso de "risco" que ele corria em levar Azagaia ao programa, mas estava "tranquilo" porque "já tinha autorização da directora de programas e que estavam todas as condições criadas".
Quando parece que realmente "estavam todas as condições criadas", eis que alguém se "lembra" que Azagaia nao deve ir ao programa por razoes óbvias. Mas um outro bom(?) tem de ser apresentado, "um dos vários administradores da TVM que devia dar a permissão para tua ida ao programa, depois de já ter passado duas vezes o spot publicitário a anunciar-te, exigiu que se cancelasse a publicidade e a tua ida, porque diz que não foi consultado". Só porque não foi consultado? Ou porque o musico em causa era Azagaia. S
empre se consulta a esse administrador quando um musico vai ao programa? Se sim porque não se consultou desta vez em relação ao Azagaia? Logo Azagaia que tem suas musicas banidas da "nossa televisão". Se não porque se devia consultar em relação ao Azagaia? Tem de se fazer "uma carta especialmente para ele"?. Quem manda em quem por la na "nossa televisão". A "talzinha" da directora de programa deve ser com o tal do PCA do INSS que mandava em tudo e em coisa nenhuma e sabia coisa nenhuma sobre a instituição em que mandava.
Gabriel, provavelmente movido de "remorso" promete fazer tudo para que Azagaia vá na edição seguinte, mas parece que não passam de promessas, ou pretendia Gabriel mostrar que culpa não tem ao não levar Azagaia ao programa?
Azagaia partiu para cidade de Porto onde vai participar num grande festival, antes que as promessas de Gabriel Júnior fossem cumpridas. Vamos ver oque acontece assim que ele regressar. Mas eu no lugar dele "mandava passear" e para sempre a TVM e "tudo que ela representa" afinal nem precisou de ter os seus trabalhos na "nossa televisão" para ter chegado onde chegou.
Ao terminar Azagaia deixa ficar umas questões: "
porquê não fui convidado para o programa da edição seguinte conforme o prometido? Será este programa é realmente merecedor do selo “Made in Mozambique”? Serei eu estrangeiro do meu próprio país? Será isto censura? Não basta não passarem os meu video clipes?
Eu(Nelson) me preocupei com tudo isso por ter acontecido com a TVM, a dita "nossa televisão", televisão dos 18 milhões de Moçambicanos, televisão estatal, a que vive dos impostos de Azagaia e de outros tantos "indesejáveis" que andam por este vasto Moçambique. Pode ter sido surpresa para muitos, para os que não conhecem la muito bem a "nossa televisão" mas para mim nem tanto pois:
TVM, QUEM TE CONHECE NÃO TE ESQUECE JAMAIS.

2 comentários:

Bayano Valy disse...

caro nélson,
não me tinha dado conta desta situação triste. agora diga-me lá: que razões deu o doppaz para dizer que não tirava chapéu ao azagaia?

Nelson disse...

Doppaz usava u raciocinio mais ridículo que se possa imaginar. Não tirava o chapéu para Azagaia porque o estilo de musica que Azagaia faz não "esta bater". "Azagaia faz musica que não vende no mercado de hoje".Nem isso coresponde a verdade porque o album babalaze de Azagaia esgotou num "abrir e fechar de olhos".
A TVM nao quer recebe-lo, entretanto Azagaia "bazou" para Porto para participar num prestigiado Festival.