quarta-feira, 18 de junho de 2008

MAPA DA VIOLÊNCIA PÓS ELEITORAL NO ZIMBABWE

No altura em que se aproxima o 27 de Junho data da segunda volta das eleições no Zimbabwe, torna-se necessário analisar o "estado do terreno". Encontrei um site interessante com muita informação sobre Zimbabwe. O site pertence a uma organizacao chamada SOKWANELE.
Sokwanele Que em Ndebele significa "basta" é um grupo cívico de acção que visa usar acções não violentas para trazer democracia, justiça e liberdade para os Zimbabweanos.
Entre as informações, me prendeu atenção um mapa que nos da uma ideia clara da situação de violência pós eleitoral. Traduzi o trecho de introdução que se segue. Se quiser ler em português as informações no site pode usar esse tradutor aqui


"Em 29 de Marco de 2008 Zimbabweanos foram as urnas e mudara a historia. Pela primeira vez desde a independência em 1980, o partido ZANU-PF perdeu a maioria parlamentar e Robert Mugabe perdeu o voto presidencial. O regime da Zanu PF embarcou imediatamente numa campanha de violência e ataques repressivos contra uma população desarmada e pacifica. Imagens de pessoas brutalizadas acompanhadas de testemunhos das vitimas foram vistas pelo mundo fora causando horror nos que as viram.

Sokwanele mapeou uma amostra dos casos baseado no registo de em primeira mão das vitimas, e o mapa interactivo testemunha mais de 1000 experiencias confirmadas. O Mapa pode ser visto no site da Sokwanele: http://www.sokwanele.com/map/electionviolence.

Sem comentários: