sexta-feira, 13 de junho de 2008

DO PAIS ONDE MORO:carta para Mariazinha XI


Mariazinha não me esqueci que te devo noticias da semana passada mas vamos deixar a semana que se foi. Foi bom saber que nao te zangaste como o Saiete achou.
Essa semana nosso Moçambique foi sacudido por mais uma surpresa Mariazinha. Por dois anos "interinhos " um grupo de crianças vinham sendo abusadas sexualmente. Crianças vindas/trazidas de outras províncias sob pretexto de estudos religiosos. Os violadores são cidadãos de nacionalidade turca que se faziam passar de professores do Islão ou coisa parecida.
Mariazinha me lembro de como me pedes para ter fé no futuro melhor e tenho que ti garantir que faço o meu melhor. Estou indignado por tudo isso. O vice ministro da acção social veio tentar se desculpar atribuindo as culpas ao pobre do secretario ou chefe do quarteirão por não ter desconfiado e averiguado oque se passava naquela casa, mas sabemos eu e você que o secretario tem pouco de culpa pois me pergunto:
Como esses turcos entraram em Moçambique para começar? Quem lhes concedeu o visto, visto para que tipo de actividade? Que tipo de visto era? Que duração tinha? Alguém se preocupou em inspeccionar/confirmar se estavam mesmo fazendo oque o visto dizia?
Essas escolas seja la de quem forem tem algum registo, no DAR( departamento de assuntos religiosos) do MINJUST(ministério da justiça) ou do MEC(ministério da educação)? Alguém lhes conhece os currículos? Alguma inspecção/supervisão? Tratando-se de lugares onde menores são "aglomerados", a Acção Social sabe como vivem as crianças? Alguém sabe das condições de saúde em que vivem? Passa por la alguém da saúde? E os pais entregam os filhos assim de qualquer maneira como quem procura se livrar deles? Procuram saber como vai a "educação" dos filhos? Alguma forma de contactar os tutores, alguma forma de monitora-los.
A desculpa do secretario é barata demais ou tudo aqui dentro é barato demais. Eu e voce sabemos Mariazinha que la nos outros canto a coisa nao se facilita tanto assim. Lembras-te quando em 2004(Set a Dez) tive aquele oportunidade de ir a Suíça para um treinamento suportado pela organização onde era voluntário? Entre os vários requisitos constava, (i)passagem aerea de ida e volta, (ii) atestado medico,(iii) seguro de saúde...
Uma vez la Mariazinha, ainda tive que me registar como estrangeiro. Regularmente procuravam saber como as coisas estavam indo comigo. Duas semanas antes do meu regresso, vieram saber como estava o meu processo de regresso ou se seria necessário uma renovação e em que me podiam ser útil. Não me senti incomodado ou expulso do pais mas percebi que havia uma preocupação elevada em garantir segurança tanto para mim assim como para eles. Ja aqui não é assim, eu entro como turista e acabo empresário, dono de lojas em menos de um mês. Entro como estudante e ao cabo de 2 semanas estou de docente numa dessas nossas universidades baratas . Mas espera ai seu Nelson!... se um mecânico pode estar de ginecologista por uns bons anos num hospital "sério" como é o caso do HCM, onde tem chefes e tantos, com autoridade e tanta "para saber quem é quem" como você acha que um turco não pode viver fazendo oque quer sem que ninguém lhe descubra? E mesmo descoberto tem como a Ximbi diz, umas verdinhas para que o deixem "vazar" é "tudo bom" mesmo nesse nosso Moçambique.
Mariazinha esse caso se torna muito sério porque olhando para os comentários levanta um monte de questões próprias de analises baseadas em emoções. Porque os violadores são estrangeiros tenta relacionar-se o acto com os "outros" mas sabemos eu e você que no lugar de Turcos podiam ser moçambicanos. Essa relação se torna perigosa agora que ainda estão frescas as feridas da xenofobia. Oura relação que se tenta fazer tem a ver com o Islão. Por se alegar que as crianças iam para estudos religiosos acaba se pensando que tem tudo a ver com o islamismo mas sabemos eu e você que podiam ser cristãos ou outra crença religiosa qualquer a frente desses macabros actos, alias não nos faltarão exemplos de padre católicos pelo mundo fora que se envolveram em acto de pedofilia.O ultimo caso de relação tem a ver com o homossexualismo. Já que estamos falando de mesmo sexo não foi possível criar distancias entre a pedofilia e o homossexualismo. Foi assim que a comunidade homossexual se sentiu atacada. Como podes perceber Mariazinha o assunto merece muito cuidado mas nesse nosso pais as coisas serias as vezes são levadas de animo tão leve que ficamos sem soluções. Como exemplo diz-se que um deles já se foi para África do Sul sob pretexto de estar com malária. Não me vou surpreender se souber que foi para bem mais longe onde não será mais encontrado... Ingenuidade nossa não achas??? Do padre católico que a dias foi acusado de raptar uma criança na Matola nunca mais ouvi falar. Agora vamos Mariazinha ter que esperar para ver oque acontece.
Outra noticia que continua a mexer com o pais tem a ver com os 8 milhões de dólares desviados do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social). Muitos desconfiam que não se fará nada do que se devia fazer. Ninguém será julgado, ninguém será condenado. Gente céptica essa podes pensar mas tudo baseado em experiências do passado.
Deixa-me ficar por aqui Mariazinha, voltamos a nos ver pela semana, querendo Deus.
Olha vou dar um pulo a Inhaminga nesse final de semana. E porque estou de ferias na faculdade talvez fique la por mais tempo. Vou adorar passar o dia da criança Africana la e te trago sem falta noticias das minhas "amiguinhas inquiridoras"
P.S: Estava pensando se não esta na hora de me mandares alguns "recadinhos" dai? De repente gente curiosa como o Saiete vai querer saber como vai a Mariazinha( como se eu também não quisesse)

4 comentários:

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Oi Nelson, linda triste carta. A Mariazinha, eu e outras Mariazinhas (por acaso sou Maria mesmo)nao paramos de pensar nessas pobres criancas. Nem nas mulheres que dia apos dia sao abusadas sob a indiferenca das sociedades.

Agora falo por mim: Penso muito nos abusos sexuais, que para mim sao um indicador do quao o mundo esta doente. Violacao em si, ja eh um crime horrendo. Como dizia no meu blog, ja ocorreu ao violador que a pessoa (vitima) tem direito ao seu corpo? Que ninguém tem o direito de tocar, quanto mais abusar sexualmente do corpo alheio? Eh pena que o debate esteja sobretudo baseado na tactica de tapar o sol com uma peneira... Esta seria uma boa oportunidade para se tocar nessa ferida tao viva na nossa sociedade...

Saiba, Nelson, que de cada 4 mulheres que conheco, uma ja foi violada. Isto sem contar com as que nunca vao falar disso...

Para dizer que para mim, esse crime nao tem a ver com sexo da vitima. Agressao eh agressao, por isso violacao é violacao. Devia ser considerado crime grave, e os perpetradores, pelo menos desta vez, punidos. Seja qual for a sua nacionalidade e/ou orientacoa religiosa e sexual.
Isso daria um sinal positivo as vitimas, aos familiares e amigos das vitimas.

Sobre sua Excia o sr vice ministro, nao esta na altura de demitir-se?

micas disse...

Ol� amigo,

De volta de umas curtíssimas férias em que estive com gente da nossa Beira, aqui estou eu para te dizer:Presente!

Triste as notícias. Como dizia a anterior comentadora, independentemente da orientação religiosa/sexo/raçaa, violação é violação. Quando se trata de crianças tanto pior!

Como poderão elas ver um futuro brilhante? Com que forçaa poderão elas cres(SER)?

Temos que analisar friamente outra situação. Para quê tanta burocracia numas coisas e tanto "deixa andar" noutras? Como de facto estavam esses Senhores em Moçambique? Em que qualidade? Por quanto tempo?

Coloco-me ainda outra dúvida.Eram mesmo de uma Escola Corânica? O Islão é uma religião muito séria, mas não esqueçamos a quantidade de crimes sexuais praticados pelos padres das religiões cristãs.

Não vamos é por isso cruxificar nenhuma das religiões.Isso nunca!

Saibamos é ser firmes no julgamento dos prevaricadores independemente de religiões, partidos etc.Firmes e duros! As nossas crianças esperam de nós essa determinação e firmeza.

Vais perdoar-me mas não vou fazer comentários sobre os desvios de dinheiros.Não estou na posse de toda a informação, por isso me abstenho.

Sabes, meu amigo? Gostava de poder aliviar a tua dor e a de tantos outros mandando-te notícias boas deste lado do mar, mas é-me difícil eleger algo de verdadeiramente bom neste momento.

Ups! estou a ser injusta! A nossa alegria é ver os nossos meninos apurados para os quartos de final do Euro( mesmo com aquela derrota com a Suiça!).

O desemprego aumenta.Os juros também.A fome e a pobreza tamb�m.

Ah!Os alimentos aumentam os combustíveis também, e...e mais....os despedimentos,o descontentamento é geral!

Somos neste momento o 7º país com maior taxa de envelhecimento! Nisso somos bons..até estamos num honroso 7º lugar! Que triste!!!!!

Que posso dizer para não me/te entristecer mais?

Viva a Selecção! Vivam os nossos meninos e viva Scolari!

Fico agora à espera das fotos amigo.

Um abraço

PS- Uma nota para o Saiete.Esta Mariazinha, nunca vai ficar triste com o Nelson, até porque 1º vem a obrigação depois a devoção. E os estudos estão antes de tudo o mais.

Nelson disse...

Obrigada Amélia pela visita prometida e cumprida ao meu mundo. O caso de pedofilia que mencionei na carta a Mariazinha esta mostrando muita coisa. Existe uma aparente falta de interesse em resolver as coisas como elas deviam. Na tentativa de preservar a "imagem" de Moçambique parece que se pretende negar que seja pedofilia oque aconteceu. Em cada caso que se descobre me pergunto quantos outros devem existir por ai escondidos. Os casos descobertos devia ser severamente punidos para servir de exemplo para os outros que com certeza devem andar por ai ainda escondidos.

Nelson disse...

Oh Micas deve ter sido, umas ferias embora curtas(isso é relativo) e ter estado com gente da "nossa Beira".
Os teus meninos estão sim apurados e vamos ter fé que irão bem longe. Mbora la sonhar.. Sonhar não tem preço mesmo!!!!
Os meus menino(mambas) esses se "estreparam". Foram a Madagáscar e dizem que um arbitro sul africano nos "empatou" o jogo. Fala-se ate de Xenofobia sabe como o povo gosta de dar asas a imaginação.
Obrigada por me proteger do Saite. Ele vai ter que saber disso e ser mais generoso comigo.
Abraços