terça-feira, 17 de junho de 2008

OQUE SIGNIFICA GUERRA NO ZIMBABWE?


Depois de ter ganho a primeira volta das eleições, existe toda uma probabilidade de Morgan Tsivangirai voltar a ganhar a segunda volta. A acontecer, segundo Mugabe, os veterano pegam em armas e zás!!! Guerra no Zimbabwe.
Parece uma grande brincadeira. Mas terá um preço elevado não só para o Zimbabwe. Fiquei pensando oque significaria uma guerra dessa natureza.
Morreria-se, e muito claro, essa seria a primeira consequência. E os vizinhos que sempre acharam que nada há no Zimbabwe que esta "tudo bom", não teriam dessa vez como fechar os olhos e os ouvidos para uma realidade que seria evidente demais. A insegurança se alastraria para a região toda e ninguém ia querer vir para o mundial de 2010 na África do Sul. Perdíamos a oportunidade de ter o mundial na África e sendo insegurança o motivo, a FIFA passaria a "pensar" duas vezes todas as outras vezes que futuramente a África se candidatar para organizar o mundial. Estaria em causa a tão propalada integração regional e sofreriam todas as economias da região. Os investimentos estrangeiros seriam feito com reticencias pondo em causa um monte de "sonhos" de desenvolvimento económico. A situação politica da região seria no seu todo afectada. As eleições a se realizarem na Angola, Moçambique e África do Sul, seriam de alguma maneira afectada. Perdia toda a credibilidade a SADC que apesar de todos avisos, pouco ou nada fez para conter a situação. Perderia credibilidade a UA que teve uma boa oportunidade para mostrar para que serve. Perderia credibilidade o presidente sul africano, Thabo Mbeki, o secretario geral da SADC Tomas Salomão que apesar de todas evidencias vieram e diversas vezes a firmar que estava tudo bem no Zimbabwe. Enfim, estaríamos diante duma situação que foi criada, alimentada, assistida na maior passividade e seria sem vergonha na cara que viríamos a lamentar. Vidas já se terão perdido, economias destruídas, decisões irreversível já se terão tomadas.

3 comentários:

Reflectindo disse...

Nelson! Nelson! Não sei se já descobriste que estás a contar coisas que não interessam aos nossos dirigentes? Não achas que acontecendo tudo isso, ficariam todos os dirigentes da região muito ricos? Deixaste de ser céptico em relacão aos nossos dignissimos dirigentes?

Deixando brincadeiras, estou a dizer que há pouca gente que verdadeiramente fala em apoio ao povo do Zimbabwe. Muitos dos que dizem algo hoje estão apenas a terem vergonha pelo que o comrade deu como consequência. Ainda me indigna a falta de uma manifestacão pacífica em apoio ao povo do Zimbabwe. Autrora faziamos isso quando na altura o ditador era Ian Smith. Hoje não se faz nada, entretanto, há muitos que têm possibilidade para organizar uma marcha de uma hora num sábado ou domingo. Quão solidários somos nós????? É claro, não culpo a ti Nelson, porque estás aí na Beira e Mugabe é sócio de quem tem FIR. Fora de Maputo a FIR massacra. cuidado!

Até aqui, ninguém me ajudou numa coisa que tenho insistido em perguntar. Quem foram aqueles que organizaram uma manifestacão anti-americana aquando a sua invasão ao Afeganistão? Quando é que se manisfesta ou não em Mocambique? Quere-se estudar isto? Porquê não é interessante ver pessoas a manifestar para um povo que se situa lá longe e acima de tudo contra ataque aos talibãs, mas não fazem em apoio ao povo vizinho?

Veja-se que me indigna quando se quer valorizar as assinaturas da dita pressão ao Mugabe por Joaquim, Chissano, Graca Machel, Kenneth Kaunda e alguns mais. Talvez não se queira dizer o que imagino que seja. Afinal quem foram os que tomaram a inciativa?... Vou continuar pensando, nisto.

Bayano Valy disse...

caro nélson,
como procedermos? esta situação é deveras difícil. agora estou a recoradar-me que moçambique perdeu cerca de 1.3 biliões de dólares quando fechou as fronteiras com a então rodésia. nunca fomos ressarcidos. depois morreram irmãos nossos em nyazónia e outros locais a deferenderem os zimbabweanos. agora alguém vai-me dizer que não temos capital moral e político para falarmos o que vai-nos na alma? acho eu alguma cobardia o nosso governo ficar calado.
e não imaginas quem esteve no país. o verdugo intelectual nr 1 do sistema. mugabe está agora a utilizar as mesmas armas que a sellous scout utilizou para matar aos zimbabweanos durante a guerra de liberatação.

Nelson disse...

Para mim essa visita da delegação da ZANU-PF constitui no mínimo um insulto. numa altura em que o Zimbabwe vai se banhando de sangue inocente, os camaradas vão se visitando, vão trocando ideias.
Quanto a prejuízos fico com a impressão que Moçambique será um dos vizinhos do Zimbabwe mais lesados com a crise. Agora(li no diário do cota Serra) são os caos vadios que já mataram 5 moçambicanos.