terça-feira, 10 de junho de 2008

Carta Para Um Desconfiado

Entre os blogues que frequento, o Carta e Verso se tornou um dos favoritos. Me delicio demais com os poemas e cartas que la estão. As cartas são dirigidas as mais diversos destinatários. Encontrei essa dirigida ao "desconfiado(a)" que pro me parecer universal decidi traze-la ao meu mundo. Deliciem-se:

Buenos Aires, 3 de Junho 2008.

Prezado desconfiado,

Eu sei que a sua vida não deve ser fácil. É triste pensar que todos estão olhando para você, falando de você, e claro que mal, que as pessoas são todas traíras, prontas para te passar para trás.

Essa é uma carta que daria muitíssimo pano pra manga. Você sabe que os seus caminhos, senhor desconfiado, são infinitos. Você caminha pela rua e imagina que todos os olhos convergem para você, que aquelas pessoas que conversam na porta de um bar estão criticando a sua roupa, o seu cabelo, o seu jeito de caminhar. Você tem certeza de que as pessoas se aproximam de você apenas por interesse.

Você chega no trabalho e acha que seus colegas estão com uma faca escondida, prontos para cravá-la nas suas costas. Talvez seja por isso que você ande quase sempre encostado na parede. Você acha que todos os seus colegas querem o seu lugar na empresa. Você acredita que eles falam mal de você para o superior e que aquela promoção que seria sua será roubada pelo primeiro que puxar mais o saco do chefe.

Agora, quando o assunto são as questões do coração, aí, senhor desconfiado, você é campeão. Você sempre acha que a sua namorada tem outra, e se não tem, ainda vai ter. Acha que a espinha que está crescendo na sua cabeça, na verdade é um super chifre colocado naquele motel xexelento que você andou frequentando há um tempo, mas que agora prefere fingir que nunca viu.

Bem, para a sua mania de perseguição e seus medos no trabalho, não sei muito o que dizer. Mas para suas inseguranças no amor, acredito ter, se não A, ao menos UMA solução. Peça currículo. Isso mesmo, senhor desconfiado, peça currículo às suas candidatas à namorada. Como? Da mesma maneira que uma empresa faz.

Confira a experiência que ela tem, veja quanto tempo “trabalhou” em cada serviço, e se for possível se apresentar com uma carta de recomendação, com certeza, será bem melhor. Telefone para os antigos “patrões” e descubra se foi despedida, pediu demissão, se houve justa causa ou foi demitida por mau desempenho das suas funções.

E antes que me digam, senhor desconfiado, que essa é uma carta machista. Senhora desconfiada, tudo que eu escrevi no masculino pode ser passado para o feminino. Mas talvez eu devesse acrescentar a sua desconfiança de que todas as suas amigas falem das suas celulite ou das suas estrias bem naquela hora que você se levantou e saiu da sala para atender o celular.

Você também, senhora desconfiada, peça o currículo ao seu candidato a namorado, mas não desconfie se ele chegar em casa com uma marca de batom na cueca. Tenha certeza de que ele mijou fora do penico.

Com desconfiança,

I.R.

Nota: Que nunca fez o papel de desconfiado não precisa ler, se ja leu pode "desler".

Sem comentários: