segunda-feira, 30 de junho de 2008

Carta para Dede(1)


Caro Dede!
Espero que esteja tudo bem contigo, ou quase tudo, me lembrei que nunca tudo esta bem. Vamos la ser realistas! Ca comigo vai-se indo "de pé sem cair e deitado sem dormir" como diz um grande amigo meu. A Beira vai relativamente calma, já percebeste que os linchamentos deram uma pausa pelas bandas de cá? O sururu de Manuel Pereira/Deviz Simango também abrandou esses dias.
Dede, a vontade de te escrever ou melhor de responder vinha se acumulando ao longo dos dias e hoje felizmente me desembaraço da "divida" acumulada.
Dede Mugabe foi reeleito como muitos ja esperavam. Dizem mas eu não acredito que as eleicoes correram normalmente. Dizem mas eu não acredito, que houve um grande fluxo as urnas.Dizem mas eu não acredito que obteve mais de 80 %. Bem, facto Dede é que em tempo recorde os votos foram contados, resultados anunciados, Mugabe tomou posse e rumou para Cairo como presidente legitimo do Zimbabwe e com direito a representar o pais. Eu e muitos outros queremos ver oque acontece a seguir. Fiquei a saber que Mugabe vai desafiar a que pensa que tem as mãos mais limpas que as dele. Penso Dede que seja por isso que houve o silencio que por aqui vimos em volta do Zimbabwe.
Cheguei a pensar que pelo menos nos livramos da possibilidade eminente duma guerra na região mas não Dede se não estou sendo optimista demais. Devia eu aprender com as surpresas que já vivi. "eu sei...tudo pode acontecer".
Melhor que se pode fazer é esperar para ver oque acontece. Ver como o mundo vai gerir essa situação. Qual será a acção das tantas vozes que ouvimos se levantando contra Mugabe e seu regime. Ver oque o MDC/Tsvangirai farão. Acho muito interessante que tudo isso tenha acontecido na véspera da reunião da U.A, uma boa oportunidade para se discutir Zimbabwe.

Dede se eu fosse Mugabe deixava o poder para alguém durante os próximos 5 anos e partia para uma aposentadoria menos conturbada mas e ele só Deus pode remover por isso se eu fosse Deus(felizmente não sou) o removia o mais cedo possível.
Deixa-me ficar por aqui. A semana promete.
Por falar da semana que promete vem ai a sentença do caso Albano Silva. Sentença que a semelhanca dos resultados da segunda volta das eleicoes Zimbabweanas, muita surpresa não espero trazer.Esperemos então enquanto felicitamos os espanhóis que se sagraram campeões europeus depois de décadas de jejum.
Abraços fortes do Chiveve.

Sem comentários: