segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Porque da Diplomacia Silenciosa(mãos sujas):apenas uma possibilidade


Li aqui oque o jornalista Lázaro Manhica de Harare escreveu acerca das ultimas do Zimbabwe(resultados eleitorais, investidura de Mugabe, partida para Cairo) . Minha atenção ficou presa a seguinte passagem:

"Mugabe disse que estava preparado para desafiar aqueles líderes africanos que pensam que têm mãos mais limpas do que as dele"

-Mugabe reconhece que tem as mãos sujas.
-Mugabe sabe e bem que não é o único líder africano com mãos sujas.
-Mugabe defende que o facto de os outros lideres terem igualmente mãos sujas lhes tira o direito de olhar e apontar para a sujidade nas mãos de Mugabe.
-Mugabe esta pronto a "desafiar", mostrar a sujidades nas mãos de quem quiser apontar a sujidade das suas mãos.

Fico a pensar se não será por toda essa historia de "mãos sujas" que os lideres da SADC em particular a da Africa no geral, se mantiveram calados em relação a crise do Zimbabwe? Uns chegaram a ponto de afirmar que não havia crise nenhuma. Afinal ninguém quer ver a sua "sujidade" exposta? Sujidade custa quantificar. Quem tem as mãos limpas atire a primeira pedra contra Mugabe.

5 comentários:

Reflectindo disse...

Hehehehe, aos poucos saberemos a razão da inexistência da de diplomacia, palavreando o que o Dr Carlos Jeque disse em relacão a atitude dos governos de SADC. Dr. Carlos Jeque diz que um diplomacia por mais silênciosa que seja produz algum efeito.

Já que se calaram no Cairo ficamos a saber que reconhecem eles têm as mãos sujas que nem ousaram a desafiar Mugabe.

Anónimo disse...

Em todos os documentos informativos que li em nenhùm Mugabe falou de mäos sujas. A onde é que vocês fora buscar isso? Ele falou das mäos MAIS (+) limpas que as dele, e pela logica, antes das mäos MAIS limpas se encontram as LIMPAS, näo as sujas meus senhores.
Se quisermos comentar sobre um assunto devemos nos abdicar de leituras apixonadas e procurar perceber muito bem o que està escrito, para näo induzirmos os que nos adimiram ao erro.

Sem guerra se faz favor.

Nelson disse...

Sem guerra se faz favor caro anónimo!

Estamos aqui diante duma questão de relatividade comparativa. (+)MAIS limpo,limpo,(-)MENOS limpo,(-),(-)MENOS,MENOS limpo, e seguindo essa lógica como me parece sugerires, nunca teremos mãos ABSOLUTAMENTE sujas, teremos apenas mãos menos limpas.
Ja se perguntou oque Mugabe quis dizer por mãos limpas? Mais limpas?
Senhor anónimo esta na hora de começarmos a ler oque estivermos a ler de forma activa. Esta na hora de começarmos a questionar oque lêmos e não acreditarmos cegamente oque se escreve por ai seja la qual for a fonte.

Mugabe mata 2 Zimbabweanos e tem mãos MAIS limpas que aquele que mata 6 sudaneses. Quem mata 6 sudaneses, tem maos MAIS limpas que aquele que matou 50 tutsis no Ruanda. Quem matou 50 tutsis tem as maos mais limpas que aquele que matou 100 sunitas no Iraque...
Entendeu o raciocínio?
Só pode ser brincadeira oque escreveste.

Anónimo disse...

Um dos piores defeitos de no's humanos é pensarmos que jà aprendemos o suficiente. Desde quando ler activamente é ler o contràrio?

Nelson disse...

Caro anónimo.
Nao sou muito estudado e evito sempre que possível complicações que o "academicismo" muitas vezes cria.Gosto de ser simples. Para mim algo "menos limpo" pode significar igualmente algo sujo. Menos bom pode significar mau. Menos grande pode significar pequeno. Nao vivo significa morto. Na intenção de evitar chamar alguém de estúpido prefiro chamar de "menos inteligente" mas no fundo da no mesmo. Nao preciso de doutoramentos para entender isso mesmo que não esteja explicitamente escrito.
E ler nas entrelinhas na significa ler ao contrario.
Mugabe usou termos comparativos mas todos sabemos oque ele quis dizer. Sabemos por exemplo que existem lideres africanos que tal como Mugabe, estão no poder a custa de fraudes eleitorais e isso para mim significa ter as mãos sujas ou se quiseres, menos limpas. Sabemos que existem lideres africanos que se dizem democratas e tal como Mugabe, são campeões em perseguir adversários políticos. Aprisiona-los e se possível elimina-los. Isso para mim significa igualmente ter as mãos sujas ou se quiseres, menos limpas.
Então caro anónimo vamos la botar as nossas paixões de lado e usarmos a cabeça.