terça-feira, 24 de junho de 2008

Estamos Juntos(?)...nada mal(?)... tudo bom(?)...


Recebi essa manha no meu email, o texto que se segue e decidi trazer aqui para o meu mundo. O titulo é meu o original dizia: "A pública mCel está a entregar o coelho ao bandido?...aqui se não há... cheira gato!"

"A pública mCel está a entregar o coelho ao bandido?...aqui se não há cheira gato!
Coisas estranhas...e parece que está tudo bom.
Um dia fiquei a saber que o PCA da mCel, empresa pública de telefonia móvel havia sido exonerado e substituido. Fiquei de boca aberta porque conheço a máxima que diz em equipa ganhadora não se mexe. De facto todo mundo sabe que a empresa pública moçambicana de telefonia móvel vinha dando um "baile" a sua rival privada de origem sul africana. E isso era bom porque significava que o Estado ao invez de estar sempre a olhar para os nossos salários para nos descontar e se financiar ja tinha outras fontes públicas bem rentáveis onde podia "pegar o coelho". Recentemente reparei também que de noite para dia a agência publicitária que trabalhava com a mCel, a Golo, havia trocado de lado passando a fazer os "spots tudo-bom da vodacom" e a DDB que era a agência da Vodacom passou a trabalhar com a mCel e transpareceu que esta tudo bom. Eu me pergunto: alguém quer tramar mCel? Quem? Porque?
Como é que se tira um PCA que mostrou serviço e colocou a mCel como uma empresa altamente competitiva e lucrativa? Que motivo plausível pode justificar a troca duma agencia que mostrou serviço e ajudou a mcel a ter os milhões de clientes por outra que não conseguiu ajudar a sua rival a deixar de ver estrelas? Não sei nada do que está por detrás do que se esta a passar... eu estou apenas a me questionar com base em factos estranhos visíveis que só não vê quem teima em ser cego.
Um dia vi e ouvi um responsável da mcel na Stv a dizer que a mCel irria apagar seus spots nos murros e pinta-los como estavam originalmente como forma de contribuir para devolução da beleza das urbes no cumprimento do seu papel social. Estranha mas boa decisão e boa ideia...também achei que era demais e que a urbe estava a virar um panflecto da mcel. Porém, um dia vinha conduzindo e vi uma cena caricata na zona do hospital José Macamo...os muros que antes estavam pintados de amarelo e com escrita "estamos juntos" de repente estavam a mudar de cor para azul, e com a escrita "está tudo bom". Quer dizer ao invés de se retirar os amarelos berrantes e se devolver a pintura original aos murros, parece que a mcel está a ceder voluntariamente as paredes para a sua rival pinta-las de azul...isto não parece estar tudo bom.
Semana passada...eu ia a passar pela portagem e reparei que havia uma equipa a remover as placas publicitárias da mCel...eu disse para mim. A mcel quer reagir a crescente robustez da companhia azul. Pensei que fossem colocar ali outro painel, maior e mais sofisticado para mostrar quem é patrão. Enganei-me. Dois dias depois os painéis publicitários da mCel na portagem haviam sido removidos e substituídos pelos painéis azuis da Vodacom...o que é isso? O que esta acontecer com a empresa pública de telefonia móvel? Quem quer tramar a mcel? A mcel também parece não se importar aliás, até parece que está a colaborar e "esta tudo bom". Outro dia recebo uma chamada de um amigo que trabalha no sector público e de repente verifiquei que seu numero embora mantivesse a extensão havia trocado de prefixo. Perguntei se havia visto alguma vantagem em trocar de prefixo e respondeu...é cell do serviço...mandaram-nos trocar...é tudo.
Eu não tenho nada contra o aumento da agressividade e robustez da empresa privada de telefonia móvel nem questiono seus métodos... É uma empresa e o mercado é uma selva em que cada um pega o seu coelho da forma que melhor lhe convier. O que me incomoda é essa sensação de a empresa publica parece ter decidido colaborar ou deixar a outra andar cedendo seus espaços de imagem e coelhos para a rival...mas faria isso a favor de que e de quem? Cavalheirismo empresarial?
O que me preocupa é que a mCel como empresa publica é também minha empresa porque sou contribuinte neste país. Mensalmente, querendo como não, o estado tira parte de meu suor (salário em forma de IRPS e INSS) para engrossar o seu orçamento. Se as empresas publicas forem muito lucrativas o estado poderá reduzir ,ou pelo menos manter, a pressão sobre o meu salário. Mas se as empresas públicas forem ineficientes que vai pagar depois a factura somos nós os contribuintes que poderemos sofrer cargas fiscais para financiar o Estado. Não é assim que pagamos a factura da TVM, RM etc?
Alias num jornal domingo de umas semanas atrás em primeira pagina denunciava esquemas de drenagem de biliões na mCel...o nosso dinheiro esá a ser roubado e a nossa empresa esta a ser sabotada.
Para o caso da mCel...pela forma como as coisas estranhas estão a acontecer até parece que ela mesma esta a colaborara para que "tudo fique bom". Parece que a mCel está interessada em reduzir sua visibilidade, protagonismo e ceder os espaço de imagem a concorrentes. Porque? Para que? Tomara que eu esteja enganado...mas com tantas "coincidências em série" até um ignorante não precisa fazer esforço para começar a ver gatos em vez de coelhos. Aliás ja é tema de muita papo na rua e no chapa....

1 comentário:

Bayano Valy disse...

caro nélson,
penso que conheces aquela dos americanos: follow the money. onde é que aparece a nomenclatura? quem toma as decisões dos organismos do estado trocarem de número? porquê? por pressão ou por iniciativa própria? que negócio sai mais em conta? mcel ou vodacom? quem oferece os melhores serviços? quanto é que a mcel gastava com a golo em publicidade? que se diga em abono da verdade que o espaço para outdoors na portagem pertence a golo (alugado do município - não sei qual deles), e não é por acaso que depois que o deal foi fechado, só a vodacom é que lá devia estar. qualquer dia vai ser o aeroporto. mais uma pergunta: em termos éticos, aceita-se que a golo passe para um concorrente directo sem observar um período de pausa?