sexta-feira, 20 de junho de 2008

DO PAIS ONDE MORO: carta para Mariazinha XII


Mariazinha hoje te escrevo cedo, te escrevo pela manha e é porque não me aguento mais calado. Ha-de que vais te queixar como sempre por te mandar noticias chatas mas é oque eu tenho fazer oque?
Mariazinha vão esquartejar a nossa Beira e ninguém nos perguntou se queremos isso ou não e dizem que estão fazendo tudo para o nosso bem. Como pode ser isso? Já reparaste que aqui no meu pais nunca se pergunta oque o povo quer, oque o povo pensa ou sente? fazem tudo por nossa conta e ainda dizem que fazem para o nosso bem. O governo central acha que as autoridades Municipais não estão dando conta do recado e precisam de um administrador para ajudar. Vão então "cortar" um pouquinho da Beira e tornar esse pedacinho em distrito para esse tal administrador. Mariazinha a historia de turco virou moda. Outros casos horríveis de abusos sexual a menores estão sendo reportados, como a Amélia diz, "quantos outros andam por ai desconhecidos"?
Esta também em polvorosa por aqui o caso do roubo. Uns acusando e outros negando. Vamos ver onde isso vai parar.
Mariazinha o Dede me escreveu a dias e falou de coisas do vizinho. Enquanto se aproxima o 27 de Junho data marcada para a segunda volta das eleições, tem muita coisa acontecendo. Sabes por exemplo que nesse curto espaço de tempo o líder oposicionista ja foi detido pelo menos umas 4 vezes, um dos seus membro tem um processo onde lhe acusam de traição e pode pegar uma pena capital entre tanto ainda ha vozes que dizem que esta "tudo bom" por la. A dias esteve ca em casa uma delegação da ZANU PF que garantiu que Mugabe vai ganhar esmagadoramente. Me perguntei donde vinha a certeza. Depois que o mediador esteve la, transpira agora a noticia de que Thabo Mbeki finalmente acha que nao existem condições para se realizarem eleições. Sugere cancelamento da segunda volta das eleições, e formação dum Governo de Unidade Nacional. Alguém por ai ja me perguntou quem vai a frente desse governo. Mugabe ou Tsvangirai? E porque sera que Mugabe aceitaria essa proposta se segundo os seus enviados a Moçambique ele tem certeza de ganhar esmagadoramente? Porque será que nas eleições passadas nao se pensou também em GUN? Será que esta-se fazendo tudo para manter Mugabe no poder?
Admiro também a atitude do Ex. Depois de ter se ajuntado aos outros "grandes" como Desmond Tutu, Kofi Anan... assinando a carta de protesto contra o regime de Mugabe, Chissano deu uma meia volta e "atirou pedras" ao ocidente. Jogou culpa para os países que impuseram sanções ao Zimbabwe e prometem intensificar as sanções caso ele se mantenha no poder.
Mariazinha esta-se muito mal pelo que vejo.
Outra noticia que faz um verdadeiro terramoto tem a ver com a mudança de currículo de Medicina na Universidade Eduardo Mondlane. Fala-se por ai que os Médicos passaram a ser formado em tempo bem mais curto que os actuais 7 anos. Essa decisão se torna grave especialmente por se diz também que foi uma imposição. Quem impôs a quem?
Mas também tenho noticias boas Mariazinha, e trago-as de Inhaminga. A maior surpresa dessa vez foi ter constatado que bem antes de Dezembro como estava previsto, Inhaminga já esta ligada a corrente vinda de Cahora Bassa. Acabaram-se os pesadelos gerados pela falta de energia, acabaram-se as dores de cabeça com os geradores. Com certeza que Inhaminga vai "crescer".
Acho que parar por aqui Mariazinha. Tenha um bom final de semana e nos vemos pela semana.

4 comentários:

micas disse...

Mais uma vez tou triste com as tuas notícias. Mas deixa-me perguntar-te o que fazem neste momento as populações, que parecem estar adormecidas?

Como diria o Zeca Afonso " o que faz falta é acordar a malta"....

Como se rogam as hierarquias que supostamente representam as bases não as consultarem?
Pelas tuas palavras deduzo que esta nova divisão administrativa não é mais do que um tacho para servir quem sabe um big man!

Sobre os abusos sexuais, vê tu amigo que isso infelizmente parece que pegou moda por todo o mundo.Sinal do quanto este mundo está de facto doente.

Estranha esta súbita mudança de Mbeki.Porque será? Teremos nós também e num passo de mágica uma mudança na posição até aqui silenciosa da "moderna" diplomacia Moçambicana?

O ocidente terá culpas no cartório, sem sombra de dúvidas! Mas a culpa nunca morre solteira.Cadê os outros culpados?

Não seria boa hora de parar com este quem tem culpa de quê, e partir para uma posição concertada e que sirva principalmente os interesses de um povo tão sacrificado?

Sabes que essa modernice do processo de Bolonha, chegou também aqui e para ficar. Nota-se e desde há muito que os licenciados cada vez estão menos preparados( isto é uma constatação de facto, por esta Europa fora), como ficarão depois só com 3 anos de preparação?

Não sei se sabes, mas a comunidade de ex residentes em Inhaminga é unida e vai fazer um encontro aqui no próximo dia 28. Vou estando informada das boas novas como essa da luz.

Haja luz para todos! Mas sobretudo muita paz.

Um óptmo fim-de-semana para ti.

Unknown disse...

Meu caro Nelson,

Vou roubar esta carta para o meu povo saber o que se passa contigo, Nelson.

Vou ler no miradouro ao meu povo assim mesmo como ele vem escrita.

Nao tenho du'vidas que ela vai mesmo trazer muita agu'stia nos corac,oes do meu povo por saber que Mocambique esta' sendo retalhado, sem que ao menos seja consultada, e pior porque nao teve acesso ao jornal noticias onde tal aviso do Governo e' dado.

Triste tambem ficara' o meu povo ao saber que a situacao no pais vizinho vai de mal a pior. Tal homem tal mediador. Hoje ja falam de nao haver eleicao para acabar com problemas. Acabarao mesmo, sem eleicoes? Aqui meu povo pode ser relutante em querer ver a democracia a plenos pulmoes no vizinho. Porque sabe, Nelson, tal homem tal mediador se conseguem um GUN, um GUN pode vir matar o meu povo. Porque^ hum o partido tio Zeca Afonso ja' trabalha e tem 'matendencia' de voto para si. E' capaz mesmo. Isso e' bom.

Muita alegria domara' meu povo por saber que ha' gente desta terra que se lembra do seu passado, sua historia e celebram-na em forma de uma associacao em Inhaminga.

Saude-te

Dede'

Nelson disse...

Oh Micas, consegui entrar para o grupo MSN dos ex residentes em Inhaminga. Vou adorar poder interagir com eles, tenho certeza que me ajudaram a entender muita coisa acerca de Inhaminga.

Nelson disse...

Oh Dede obrigado por ter levado a minha cartinha ao Miradouronline la onde teu povo vai ler as tristezas do Nelson. Depois da carta que me escreveste me sinto honrado.
Abracos com sabor de Chiveve e bom FDS para ti conteraneo.