sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOVOS INQUILINOS NO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA

O acampamento de Chitengo parou completamente na tarde desta Sexta feira para assistir a chegada de Chitas, aumentando assim, o número de espécies existentes no Parque Nacional da Gorongosa.
A emoção começou logo que a avioneta que transportava os animais aterrou no aerodromo do Chitengo, e para supresa de muitos, os animais não vinham enjaulados mas apenas sedados oque aumentou ainda mais a adrenalina. Foram dai "desembarcados" para duas viaturas do Departamento da Conservação e ainda passou-se por um momento de agitação quando aparentemente, um dos animais "quis saber onde se encontrava", agitando-se com alguma violência. Dai rumaram para o santuário onde vão passar por um periodo de adaptação antes de passarem a conviverem com o restante dos "habitantes" da Gorongosa. 

Reintroduzir as várias espécies outrora existentes no Parque e introduzir novas que facilmente se adaptem à Gorongosa, é um dos desafios do Projecto de Restauração da Gorongosa que ao longo do período que já esta está em implementação, dentre outras espécies, já trouxe para Gorongosa, elefantes, búfalos e hipopótamos.

A Chita, também conhecido como guepardo, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, (Acinonyx jubatus),é um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia. Físicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para tracionar melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.

É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de tácticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla. Consegue atingir velocidades de 115 a 120 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de 400 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, (medidos com um cronômetro), e 73 metros em aproximadamente 2 segundos.

O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajecto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.

Com a chegada desses animais o Parque Nacional da Gorongosa passa a ter mais uma atração para os turistas.

3 comentários:

Natalino Barnete disse...

Livingstone como te chamamos muitos de nos que te conhecemos noutros meandros,afinal continuas a dar tempo a escrita e cada vez mais a melhorar a sua habilidade de rabiscar,estas de parabens meu caro amigo e formador.

Receba um eterno abraco de

Natalino Barnete

Natalino Barnete disse...

Quem vence sem perigo,triunfa sem gloria.

Nelson disse...

Obrigado Natalino. O tempo é que não tem muita misericórdia comigo. Agora sou marido e pai dum traquiníssimo menino, e assism não sobra muito tempo para lucubrar e escrever.
Abraços retornados.