sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parque Nacional da Gorongosa Comprometida com o bem estar das comunidades circunvizinhas


É lançada hoje a primeira pedra para construção das  das primeiras 10 casas de um total de 72, no âmbito do reassentamento da comunidade de Mueredzi em Muanza. As cerimónias de lançamento de primeira pedra no geral, são revestidas de um simbolismo particular, por constituirem uns dos passos mais concretos da realização de um sonho, no caso vertente, a transferências para um lugar seguro, dos agregados familiares que por longo tempo viveram dentro dos limites do Parque Nacional da Gorongosa, convivendo com os inerentes riscos.
O conflito homem fauna brávia e a gestão sustentável dos recursos natural, é um dos desafios permanentes nas áreas de conservação. Se esse quadro vive-se geralmente nas zonas tampão das tais áreas, imagine-se então, situações em que temos comunidades dentro dos limites da área de conservação propriamente dita, como é o caso da comunidade de Mueredzi.  
O processo da transferência da comunidade de Mueredzi, que hoje passa pelo lançamento da primeira pedra, foi longo e difícil, comportando vários encontros e negociações entre o Parque Nacional da Gorongosa, a comunidade e outras partes interessadas como é o caso dos governos distritais de Muanza e Gorongosa. Findo o processo negocial, passou-se para a fase que envolveu a busca de um espaço com condições suficientes, para onde a comunidade seria transferida.
Está concluído o processo de elaboração dos documentos do concurso para construção que felizmente vai usar grande parte de mão de obra local. À parte da construção, um dos resultados deste processo será que cada um dos 72 agregados familiares beneficiários terá um DUAT que lhe conferirá plenos direitos sobre a porção de terra que lhes foi atribuído para a construção das suas residências. O PNG pagou os custos inerentes a este processo em rúbrica independente do orçamento  da construção.
O processo de reassentamento será acompanhado de muitos outros elementos como são os casos de desenvolvimento de aquacultura, formação em técnicas de produção de mel orgânico, e muitas outras actividades alternativas de geração de renda,tudo para garantir o bem estar dos agragados familiares a serem transferidos para fora dos limites do Parque.
Este é com certeza o exemplo mais claro do compromisso que a Direção do PNG tem não só com a preservação do ecossistema da Gorongosa, mas também do bem estar das comunidades circunvizinhas.


Nota: Mais detalhes, inclíndo fotos em Dia de grande alegria para comunidade de Mueredzi

Sem comentários: