quinta-feira, 30 de junho de 2011

FEIZAL SIDAT QUER CONTINUAR A ESCANGALHAR O FUTEBOL


Feizal Sidat pretende continuar a frente da Federação Moçambicana de Futebol e consequentemente do nosso futebol. Esta manhã “caiu” no Inbox do meu correio electrónico, o seu manifesto eleitoral, com o título “Feizal Sidat, Todos por um  futebol vitorioso! Título bonito, diga-se de passagem. Que todos queremos um futebol victorioso é um facto, tal como é facto que nos dias em que correm(com Sidat a dirigir a FMF) o nosso futebol não tem sido vitorioso como gostariamos que fosse. Não vou aqui discutir se é culpa dele  ou não mas acho que antes de andar por ai a prometer mundos e fundos, Sidat devia procurar entender e profundamente, oque tem estado a falhar esses anos em que ele esteve a dirigir e o futebol não foi vitorioso. Diante por exemplo, dos graves problemas de arbitragem que ouvimos reportados e são do pleno conhecimento de Sidat, acho que no seu manifesto eleitoral devia trazer algo mais sólido que nos ajudasse a perceber oque vai mal com a arbitragem e oque vai se fazer para mudar o cenário. Depois de ler o manifesto e decidir postá-lo aqui, me lembrei da postagem do amigo Mutisse lá no seu Ideias Subversivas: Estamos certos do que queremos e de onde vamos com o nosso desporto no geral e com o futebol em particular?



MANIFESTO ELETORAL
Feizal Sidat, Todos por um  futebol vitorioso!

A minha crença                Acredito que o país tem um grande potencial humano para inverter o actual estágio do futebol, desde que seja potenciada uma liderança visionária e investimentos necessários no seio das organizações que intervêm no desenvolvimento do futebol;
Acredito que  a estratégia geral de desenvolvimento de futebol em Moçambique deve estar assente no desenvolvimento dos clubes que praticam o futebol, desde as categorias de iniciados (de base) até as sêniores;
Acredito que uma parceria mais estreita entre o Sector Produtivo (Público/Privado) e cidadãos comprometidos com a causa do futebol, em particular, e do desporto em geral, pode gerar as sinergias e os recursos humanos, materiais e financeiros  necessários para o desenvolvimento do futebol;
Acredito que os bons resultados trazidos pelas equipas e seleções nacionais ajudam a elevar a auto-estima colectiva, pelo que as grandes emoções do público nacional devem estar acima dos interesses individuais das pessoas, clubes e correntes de opinião.
A minha motivação        Depois de quatro anos de serviço meritório no leme dos destinos da Federação Moçambicana de Futebol, alguns sucessos alcançados  me motivam a recandidatar-me para a minha própria sucessão, nomeadamente:
·      Qualificação de Moçambique para o CAN 2010 em Angola;
·      Melhoria da posição de Moçambique no ranking da FIFA;
·      Colocação dos pisos sintéticos em dois campos de futebol  em Maputo;
·      Retomada dos trabalhalhos de reabilitação da Academia Mário Esteves Coluna, na Namahacha;
·      Início de um projecto de reestruturação organizacional supervisionado pela FIFA para a profissionalização da Federação Moçambicana de Futebol e sua transformação numa fonte de geração de rendimentos;
·      Estreitamento das relacçãoe bilaterais com a Federação de Futebol da Baviera que culminaram com o envio da Selecção Nacional a Alemanha, entre outros.
Os sucessos acima demostrados me encorajam e me motivam a lutar para ganhar espaço para continuar a desenvolver e projectar a imagem do futebol moçambicano. 

A minha promessa         Qualificar o país para o Campeonato Africano das Nações -  CAN 2013, na Africa do Sul, (com objectivo de alcançar ) lutando que atinja os quartos de final.   

Para lograr este objectivo central várias actividades, a vários níveis, serão realizadas.

ÁREAS DE ACTUAÇÃO

Competição:                     Um dos maiores desafios com que se depara o futebol moçambicano é o insuficiente nível de competição interno. Para um bom nível de desempenho é necessário que aos atletas sejam criadas condições para atingir o número mínimo de competições nacionais e internacionais de modo a estar a altura dos desafios que se lhes esperam para os objectivos competitivos traçados neste programa.
Para tal, é prioridade desta candidatura:
·         Aumentar o número de jogos dos actuais 16  para 36 por temporada;

Formação                           A formação estará no centro das nossas atenções com vista a garantir que os objectivos traçados sejam cumpridos. Com efeito, iremos:
·           Padronizar os métodos de formação no  seio dos clubes;
·           Organizar cursos regulares de formação para os treinadores, árbitros, dirigentes (secretários gerais) e pessoal do gabinete técnico, dentro e fora do país;
·           Consolidar parcerias na área de formação  com Federações e Associações Internacionais
·           Afectuar anualmente cursos de formação de treinadores a vários níveis

Marketing                          A captação de receitas para a FMF está estritamente ligada às actividades de marketing. É o marketing que (impulsiona) estão na linha da frente do processo da criação da imagem da selecção nacional, o qual permitirá que seja valorizado e desejado pelas empresas para se associarem a ela, que resultará na captação de receita financeira para custear as actividades da FMF. Para tel, iremos:
·           Contratar um profissional de Marketing a tempo inteiro com formação específica em Marketing desportivo e experiência comprovada,
·           Implementação de sistema de metas de alcance de receitas com base no rácio entre receitas e despesas,
·           Produzir os brand guidelines da marca MAMBAS;
·           Registar internacionalmente a marca MAMBAS;
·           Criação de uma entidade comercial que trabalhará com a marca MAMBAS
·           Prelecções de individualidades nacionais e e internacionais para dissertar sobre temas relacionados com o futebol;
·           Lançamento da revista digital da FMF;
·           Fidelização dos patrocinadores dos Mambas, bem como a criação de novos pacotes de marketing;
·           Criação e lançamento do “Clube dos Fans Mambas”

Infrastruturas                   O desenvolvimento do futebol está também intimamente ligado ao desenvolvimento das infra-estruturas condignas para a prática da modalidade, que permitam que todos os atletas nacionais pratiquem a modalidade em condições infrastruturas que se encontras dentros dos padrões  establecidos e internacionalmente aceites. A actual situação não pode continuar pois ao longo do país é sabido que as infrastruturas não possuem as condições necessárias para a prática condigna da modalidade, pelo que trabalharemos  queno sentido de criar condições iguais para a prática da modalidade ao longo do país. Com efeito, iremos trabalhar na:
·           Construção de mais dois (2) pisos de relva sintêtica, um em cada uma das regiões do país.
·           Construção das sedes das Associações Provinciais de Futebol nos locais onde não existem.

NÍVEIS DE ACTUAÇÃO

FMF                                      Recursos Humanos:      Tendo em conta o facto de os recursos humanos serem o ponto de partida para o sucesso de qualquer actividade, irei motivar a equipa de trabalho no sentido de torna-la mais efectiva e profissional, e que seja capaz de responder aos novos desafios que serão impostos pela nova dinâmica. Colocarei como foco a isto passa pela formação dos colaboradores do actual quadro já existentes bem como o recrutamento de outros profissionais com competências ajustadas aos desafios que a FMF assume com esta candidatura outro tipo de valências e experiências. Vou colocar especial ênfase na reengenharia da estrutura organizacional da FMF tendo em conta as “best practise” de outras instituições congéneres para imprimir maior dinâmica funcional do ponto de vista administrativo.  Uma estrutura administrativa dinâmica dará o suporte necessário para que a Direcção Executiva implemente o Manifesto Eleitoral que proponho.

Meios Técnicos:              Para se assegurar a execução das actividades, a FMF deverá ser equipada com novos sistemas de comunicação e informação equipamentos informáticos, de comunicação e de impressão. Isto passará por dotar a FMF com bem como dotá – la de um servidor principal de modo a assegurar uma armazenagem segura das informações, garantido  assim a conservação da memória institucional em formato digital. Ainda a nível de sistemas de informação desenvolveremos e potenciaremos a utilização do website como principal veículo de interacção com os amantes do futebol e entidades em geral criando assim espaço para uma maior divulgação da nossa imagem institucional.
Novo Escritório:              A promessa feita traz consigo uma nova dinâmcia que nos impõe  a que actual sede da FMF seja transferida a sede da FMF do actual edifício para um outro com maior espaço e condições infraestruturais condignas para permitir a consecução do objectivo estabelecido.
O novo escritório  estará munido de um auditório que possa permitir uma maior interação entre a Direcção da FMF e os seus associados, e outras instituições que participam no desenvolvimento do futebol em Moçambique.

Gabinete Técnico:         Considerando que é o Gabinte Técnico que lida com os assuntos técnicos da selecção nacional de futebol, deverá ser dotado de novas capacidades técnicas e humanas capazes de perseguir o objectivo geral de qualificar a selecção nacional até aos quartos de final do CAN 2013.

Mambas                              Os resultados trazidos pela selecção nacional de Moçambique constituem o melhor barómetro para avaliar o desenvolvimento do futebol em Moçambique. Muitas melhorias ocorreram na prestação dos Mambas, contudo, acreditamos que há ainda muito espaço para melhoria da prestação da selecção de todo nós, pelo que iremos:
·         Contratar, dentro e fora do país, técnicos capazes de implementar a nossa visão de atingir os quartos de final do CAN 2013, na África do Sul;
·         Fortalecer os macanimos de troca de informação entre o técnico principal da selecção nacional e os técnicos das equipas contribuintes dos atletas;
·         Definir critérios objectivos de eligibilidade para integrar a selecção nacional, e as metas a serem atingidas individualmente por cada integrante da selecção nacional;
·         Aumentar o níveis de financiamento às actividades da selecção nacional que lhe permita uma preparação e rodagem que a permitam o melhores níveis de desempenho; e
·         Melhorar a posição da seleção nacional no ranking da FIFA/CAF/COSAFA.

Associações                       As Associações Provinciais do Futebol são os pilares da Federação Moçambicana de Futebol. Desempenham um papelo estratégico e vital no processo da inclusão  sabido que são elas os promotores do futebol a nível da província.
                                               Para lograrmos o nosso objectivo é de todo importante que a seleção nacional de futebol tenha a maior representatividade nacional, não somente do ponto de vista da origem dos atletas, mas tambem da distribuição geográfica dos clubes que representam. Para tal, teremos de ampliar o playfield através de:
·      Visitas técnicas regulares as províncias com vista a acompanhar in loco o estágio de desenvolvimento das actividades futebolísticas;
·      Incremento das dotações financeiras atribuídas às associações provinciais de modo a permitir a realização cabal das actividades planificadas;
·      Como forma de incentivar e motivar os Secretários Gerais das Associações Provinciais, será instituído pago um subsídio mensal;
·      Distribuição de kits futebolísticos, de dois em dois anos, às selecções provinciais; e
·      Apoio às Associações Provinciais em materiais e equipamentos de escritório para melhorar os níveis de execução e acompanhar a pressão associada à nova visão

Clubes                                 Os clubes de futebol devem se constituir  em viveiros de atletas de futebol em Moçambique. A construção de uma selecção de futebol competitiva e ganhadora só será possível se os clubes forem também competitivos e possuírem atletas de qualidade forjados internamente.  Em situações normais , não pode haver uma forte selecção Nacional quando não houver nenhuma boa equipa de futebol. É nos clubes onde são formados e moldados os atletas para integrarem a seleção nacional. Daí que, para cumprir com a nossa promessa, trabalheremos para que:
·         Os clubes de futebol estabeleçam e desenvolvam escolas de jogadores dos escalões inciais;
·         Os clubes com recursos mais meios criem academias desportivas (de futebol) onde os atletas não somente desenvolvam busquem as aptidões futebolísticas, mas que também se desenvolvam as suas aptidões humanas academicamente;
·         Facilitar o acesso financeiro junto de organismos internacionais aos clubes que abraçarem a ideia de desenvolver academias de futebol;



Sem comentários: