terça-feira, 26 de outubro de 2010

MAIS BÚFALOS A CAMINHO DA GORONGOSA

Chegam dentro de dias ao Parque Nacional da Gorongosa, búfalos a serem translocados da Reserva de Caça Marromeu.
Depois de ter recebido, num passado recente, búfalos, elefantes, hipopótamos do Kruger National Park , na África do Sul.
Vai ser pela primeira vez nessa fase de restauração, que o Parque recebe animais provenientes de dentro do território nacional.
Comportando fases de captura, testagem e transporte, trata-se duma operação extremamente complexa e onerosa, envolvendo uma equipa técnica diversificada e o facto dos animais serem dessa vez provenientes de bem mais perto comparativamente à Kruger Park não vai torná-la assim tão simples.
A logística para a operação já mexe com Chitengo todo, mas de forma especial, mexe com o pessoal do Departamento da Conservação.

Nelson Livingston(Renatus)

4 comentários:

micas disse...

Boas notícias estas.Que bo saber que já se pode "abastecer" o Parque com animais vindos de outras províncias.

Destas notícias boas eu quero mais amigo.É que cansei de ler só coisas más.Não leio mesmo

Uma abraço grande para ti

Nelson disse...

Vai ser uma experiência nova e se der certo tenho quase certeza que replicar-se-a e assim talvés resolvéssemos internamente o problema do repovoamento do Parque. Isso reduz consideravelmente os custos pois nesses casos os animais não são comprados só se gasta com a operação que involve helicópteros para imobilização, técnicos estrangeiros e camiões para o transporte.
Estamos todos animados e torcendo que corra tudo bem.

Pessoas da Gorongosa disse...

Obrigado pela partilha de notícias frescas. Quando é que chegam mesmo?

Nelson disse...

A equipa(bem larga partiu para Marromeu na manhã de hoje. Dependendo do decorrer da operação eu penso que até ao final de semana estarão cá.