terça-feira, 12 de outubro de 2010

MEXIDAS NO GOVERNO

O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, exonerou ontem, em Maputo, quatro ministros e um reitor, remodelando deste modo o Governo. Assim, em despachos separados, o Chefe do Estado nomeou José Condungua António Pacheco para o cargo de Ministro da Agricultura, Alberto Ricardo Mondlane para a pasta de Ministro do Interior, Alexandre Lourenço Jaime Manguele, para Ministro da Saúde e Armando Inroga, para o cargo de Ministro da Indústria e Comércio.
Maputo,


Num outro despacho, o Presidente Guebuza exonerou José Condungua Pacheco do cargo de Ministro do Interior, Paulo Ivo Albasini Teixeira Garrido do cargo de Ministro da Saúde, António Fernando do cargo de Ministro da Indústria e Comércio, Soares Bonhaza Nhaca, do cargo de Ministro da Agricultura e Alberto Ricardo Mondlane, do cargo de Reitor da Academia de Ciências Policiais.

José Pacheco, agrário de formação, dentre vários cargos que desempenhou no passado no Governo foi vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural (1995 -97), Governador de Cabo Delgado (1997-2005). Era titular da pasta do Interior desde o primeiro mandato de Armando Guebuza.

Alberto Mondlane era Reitor da ACIPOL há precisamente um ano, cargo a que ascendeu depois de cerca uma década como vice-reitor. Com a patente de Primeiro-Adjunto de Comissário de Polícia, o novo ministro formou-se na área na Alemanha, depois de admitido nas forças policiais em 1974. Fez parte do primeiro grupo de jovens formados na área policial em Nachingweia, na Tanzania. É licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, onde fez o mestrado em Ciências Jurídicas.

Alexandre Lourenço Jaime Manguele, médico de profissão e especialista em Saúde Pública, é quadro da Saúde há vários anos, tendo desempenhado, entre outros cargos, os cargos de director dos hospitais provinciais de Manica (onde também foi médico-chefe) e de Cabo Delgado, director nacional de Saúde e inspector-geral do Ministério. Até à data da sua nomeação Manguele era vereador da Saúde e Acção Social no Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
Armando Inroga é um economista com notoriedade na nossa praça, presidente da Associação Moçambicana de Economistas (AMECON). Para além de consultor, era docente na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.

Fonte:Notícias, Terça-Feira, 12 de Outubro de 2010

Sem comentários: