quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha XXII

Olá Mariazinha!
As culpas por não teres notícias daqui devem agora ser repartidas por “duas aldeias”. A minha e a do René que também tem a obrigação de te escrever. Eu vou fazer a minha parte.
O verão chegou e agressivamente. O calor é intenso oque gera frequentemente cansaço e mã disposição. Dizem que há grandes chuvas esse ano mas é apenas previsão e pode não acontecer.
Mariazinha, vão mexer com a nossa constituição. A dita lei mãe. Parece que tem gente que acha isso importante e prioritário(urgente) e estão mexendo com tudo e todos para que seja já agora na segunda sessão da AR. Importante até talves seja amiga amiga mas urgente como estão a fazer parecer não sei se é e o pior ainda é que ninguém já veio dizer claramente oque se pretende rever e porque. Em linhas gerais fala-se de "acesso a uma justiça célere e justa; modernizar a estrutura burocrática no país e fazer com que o texto constitucional tenha melhor arrumação, sistematização e seja mais congruente” oque para mim é muito pouco. Falar de rever a constituição para termos uma “justiça célere e justa” por exemplo é muita malandrice pois num fim do dia é a falta de meios técnicos e financeiros é que muitas vezes se mostra ser a pedra de tropeço. Há quem talvés em brincadeira, disse que a revisão da CR é urgente para se definir o conceito bancada parlamentar sob risco de nas próximas eleições algum partido conseguir um único deputado e reclamar o direito de formar uma bancada. Veja só Mariazinha como falta seriedade nos nossos compatriotas!
Os que são contra, alegam os custos que isso pode acaretar numa altura em que se fala e muito de medidas de contenção de custos. Bem vamos lá esperar para ver só como a coisa termina.
Mariazinha, houveram mexidas de vulto na constituição do governo. Sei que já deves ter ouvido falar disso mas não tens ideia como o assunto continua “alimentando” as conversas do povo. Destaca-se a “queda” de Ivo Garido da Saúde e a mudança de Pacheco do MINT para o turbulento MINAGRI. Nos dois casos fica-se sem entender bem as razões. Maior divergência surge no caso de Ivo que para uns era o bonzinho e para outros o mauzinho. No caso do Pacheco não se entende oque ele fez bem no MINT que garantisse ao PR que no MINAGRI fará ainda melhor. Se é pelo facto de ser agrónomo que lhe levam para lá ainda se perguntam porque não o puseram lá logo a primeira. Essas e muitas outras questões são levantadas enquanto os maldosos chegam a dizer que essas mexidas são ainda resultados das violentas manifestações de 1 e 2 de Setembro. Eu não sei.
A terminar, notícias bem daqui. Está aberto um concurso para operadores turísticos que estejam interessados em explorar algumas das 7 áreas com alta potencialidade turística dentro do Parque Nacional da Gorongosa. Um aturado trabalhado vinha sendo feito na identificação das áreas, avaliação das reais potencialidades e actividade turísticas por desenvolver em cada área e na semana passada foi finalmente lançado o concurso público.
Bem vou ficar por aqui
Abraço forte de Chitengo 
P.S:Veja oque o René me manda escrever

Sem comentários: