quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NGANU ZA GORONGOSA, Um Livro de Todos Nós

Foi divulgada na manhã dessa Segunda Feira, aqui no acampamento do Chitengo, a publicação do livro NGANU ZA GORONGOSA(Tales from Gorongosa) da autoria de Domingos Muala e Virlana Tkacz , NGANU ZA GORONGOSA é uma interessante colecção de contos, contendo a sabedoria ancestral das comunidades que vivem ao redor da Serra da Gorongosa. A montanha lhes é sagrada. Nela moram os mais variados segredos e filosofias da vida e a alma de suas múltiplas existências.
Apesar de sacudidos pelos ventos da modernidade, os saberes antigos ainda fazem parte do cotidiano dos velhos que chamam o monte Gorongosa de casa e, como ficou provado, anseiam transmití-los a novas gerações.
Em Agosto e Setembro de 2009, Domingos Muala e Virlana Tkacz foram diariamente às comunidades e ouviram histórias acerca da montanha e do povo que lá mora.
Nascido no Chinde, Zambézia, Domingos lecionou português e Inglês na Escola Secundária na Vila da Gorongosa, antes de se juntar à equipa do Projecto de restauração do Parque Nacional da Gorongosa onde estuda as tradições, costumes e crenças do povo que vive na Grande Gorongosa. Amante das letras e dotado de profundos conhecimentos socio-culturaus das comunidades de Gorongosa, Domingos está actualmente a escrever a história do Chitengo, o acampamento do Parque Nacional da Gorongosa.
Virlana Tkacz é escritora, tradutora e directora artística da Yara Arts Group, uma companhia de teatro residente, do La MaMa Experimental Theatre em Nova York.
Acompanhados de uma boa dose de poesia, mais do que simplesmente serem lidos, os NGANU ZA GORONGOSA são para serem vividos, e só tira maior proveito deles, quem despido de preconceitos, souber mergulhar- se nas profundezas das filosofias de vida que eles encerram. É uma excelente ferramenta para entender o ser e estar dos Magorongozi e nós que com eles, por força dos destinos compartilhamos de forma intensa as multifacetadas convivências, temos por obrigação entender-lhes a cosmovisão e não nos podiamos valer de ferramenta melhor que NGANU ZA GORONGOSA. É aqui que cheguei à conclusão que o livro é de todos nós.
Parabéns aos autores especialmente ao professor Domingos com quem tenho a possibilidade de interagir e colher subsídios para cada conto que faz o NGANU ZA GORONGOSA

Sem comentários: