quinta-feira, 14 de outubro de 2010

COITADO DO SOARES NHACA, EU BEM LHE AVISEI !!!!

A grande notícia dessa semana é sem dúvida a mexida que o P.R fez no seu governo. Cabe legitimamente ao P.R fazer mexidas do género sempre que pelos objectivos que estabeleceu e pretende alcançar, achar necessário. Há quem diga que essas mudanças ou a necessidades de operá-las deviam “roçar” a expectativa do povo que foi responsável por levar esse governo ao poder. As verdades e "verdadeiras causas" da mexida só o P.R verdadeiramente as conhece embora muitos achem que podiam ser tornadas públicas para evitar a onda de expeculação que anda por ai e eu cá me pergunto se o blog do Sr. Presidente não seria um óptimo espaço de interacção com o "maravilhoso povo" sobre a questão.

Umas das vítimas da mexida é Soares Nhacas antigo ministro da "conturbada" Agricultura, e isso me trouxe à memória, um texto que aqui publiquei, reagindo à forma eufórica como Nhaca entrara. Só para refrescar, eis o texto na íntegra, publicado em 12 de Janeiro 2008:

SOARES NHACA VAI MUDAR A AGRICULTURA MOÇAMBICANA

Na última edição do semanário o país, de acordo com Soares Nhaca, o recentemente nomeado ministro da agricultura, o sector que a menos de um mês dirige, vai mudar. Nos argumentos dessa mudança parece residir a razão da exoneração dos seus antecessores. Nhaca diz que a agricultura vai “se tornar um sector que produz renda e que contribua para o desenvolvimento económico e social do país” porque ele vai “cumprir rigorosamente as orientações do Governo e do partido no sentido da agricultura moçambicana”
Urge questionar. Será que os antecessores não cumpriram “rigorosamente” as orientações do Governo e do partido? Se não cumpriram, porque não? Será que existem e estão claras essas orientações do Governo e do partido no sentido da agricultura?
Que se lembre Nhaca que não basta querer mudar.
Que se lembre Nhaca que a euforia dos primeiros dias não é suficiente. Que se lembre Nhaca que está diante dum ministério e que todos os elementos devem estar sintonizados para que a mudança aconteça. Que lembre Nhaca que há “sabotadores” de mudanças que as vezes tem de ser exonerados em massa para “criar nova dinâmica”
Nhaca diz também que dentro de 6 meses Moçambique terá biocumbustível processado da jatrofa.
Que lembre Nhaca que essa fábrica será resultado do trabalho iniciado pelos seus antecessores e não apenas do seu eufórico desejo de mudar a agricultura, e que usando um pouco de humildade faça questão de mencionar isso.
Mudanças todos queremos mas habituados à discursos dissociado de acção, promessas não cumpridas, há espaço sim para esse cepticismo. Quando o presidente Armando Gebuza formou seu governo, nomeou os governadores vimos e ouvimos coisas, “fogo de palha”. Uma das mais forte foi a de Idelfonso Mwanantata que prometerá consultas médicas para emprestar os seus conhecimentos de médico ao hospital provincial de Tete. Por detrás dessa oferta/promessa, estava o desconhecimento das responsabilidades que lhe aguardavam como governador. Não será o caso de Soares Nhaca? Pode ter sido um bom sindicalista, um bom governador, um bom vice ministro de trabalho, mas ministro de agricultura é outra coisa. Que o digam seus antecessores. Ao Soares Nhaca peço que tenha calma. Que deixe as mudanças falarem por si próprias.

3 comentários:

Reflectindo disse...

"ele vai “cumprir rigorosamente as orientações do Governo e do partido no sentido da agricultura moçambicana”

Isto me lembra do que Joe Hanlon escreveu quanto a José Pacheco que por ser membro da Comissão Política da Frelimo iria revolucionar a agricultura. Acho que Hanlon fez maus cálculos e esqueceu-se de todos os membros do Bureau Político, incluindo o actual PR que eram mandados para as províncias ou acumulam responsabilidades para conter a guerra, mas NADA. Também esqueceu-se que Pacheco era membro da Comissão Política quando se tornou indesejável ministro do interior.

Talvez seja mesmo por cumprir rigosamente as orientacões do Partido e Governo da Frelimo que nada funciona no País da Marrabenta. Será que Soares Nhaca podia nos revelar as orientacões que recebeu desse partido e governo?

Nelson, a mesma euforia é com os novos, não é?

Nelson, o teu texto serve para os novos e os vindouros.

Nelson disse...

Na euforia dos novos cargos misturados à ignorância dos enormes desafios, esses senhores prometem mundos e fundos. Pelo Nhaca lamento porque não fez nada do que prometeu

Nelson disse...

Acaba de ser postado no Blog do PR a Comunicação na cerimónia de tomada de posse dos Ministros da Agricultura, do Interior, da Saúde e do Comércio e Indústria. O PR espera muito trabalho e resultados tangíveis.
Palha!